X Congresso Brasileiro de Cuidados Paliativos

Dados do Trabalho


Título

FATORES ASSOCIADOS A RESILIENCIA DE PACIENTES EM CUIDADOS PALIATIVOS: UMA REVISAO INTEGRATIVA

Introdução

Os Cuidados Paliativos (CP) oncológicos envolvem muitas questões éticas relacionadas ao modelo de assistência. Diante da complexidade dessa assistência e como foi proposto pela International Association for Hospice and Palliative Care, faz-se necessário atendimento especializado em CP. Para isso, os pacientes demandam o desenvolvimento de resiliência e adaptação psicológica frente à doença, sendo as necessidades psicológicas e espirituais imprescindíveis para essa modalidade de cuidados.

Objetivo e Método

Analisar os fatores que influenciam a resiliência e/ou adaptação psicológica dos pacientes oncológicos sob cuidados paliativos. Realizou-se uma revisão integrativa de literatura. Mediante estratégia PICo, foi elaborada a questão norteadora “Quais fatores estão associados à resiliência e/ou adaptação psicológica de pacientes em cuidados paliativos?”. A pesquisa foi realizada nas bases SCIELO, PUBMED/MEDLINE e CINAHL pelos descritores (Resilience, Psychological) OR (Adaptation, Psychological) AND ( Palliative patient). Os critérios de inclusão foram estudos primários publicados entre janeiro de 2019 e outubro de 2023; em inglês, português ou espanhol; e que respondessem à questão norteadora.

Resultados

A partir da busca foram identificados 1096 artigos e após a aplicação dos critérios de inclusão, selecionou-se 14 artigos que compreendiam a pergunta norteadora. A maioria dos artigos era de natureza transversal qualitativa, foi publicada entre 2019 e 2022 (três publicações anuais), predominantemente na Espanha. Os resultados foram categorizados em quatro grupos, sendo eles: apoio social (com destaque para o suporte de familiares, amigos e/ou equipe multiprofissional); espiritualidade/religiosidade, aceitação (das consequências e progressão da doença foi um fator significativo) e fatores sociodemográficos (perspectivas de classe, escolaridade, cultura e região).

Conclusão/Considerações finais

Constatou-se que a construção da resiliência em pacientes paliativos é multifatorial, destacando a necessidade de maior atenção dos profissionais de saúde aos aspectos físicos, psicológicos e espirituais no relacionamento com os pacientes, a fim de garantir uma qualidade de vida adequada nos CP. Além disso, este estudo evidenciou a necessidade de mais pesquisas voltadas para essa área, dado o número limitado de produções científicas sobre esses aspectos.

Referências

International Association for Hospice and Palliative Care (IAHPC). Global Consensus based palliative care definition. Houston, TX. 2018.

Palavras Chave

Cuidados Paliativos; Resiliência; Adaptação Psicológica

Área

Controle de sintomas e qualidade de vida

Instituições

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Mato Grosso do Sul - Brasil

Autores

HILARY ELOHIM REIS COELHO, FELIPE RICARDO DE OLIVEIRA CARDOSO, MARIA PAULA BERNARDO DOS SANTOS, SANDRA PEREIRA DE SOUZA MARQUES, BRUNA MORETTI LUCHESI, JULIANA DIAS REIS