X Congresso Brasileiro de Cuidados Paliativos

Dados do Trabalho


Título

CONTRIBUIÇAO DA TEORIA DO FINAL DE VIDA PACIFICO NOS CUIDADOS INTENSIVOS

Introdução

A teoria do fim de vida pacífico (TFVP) é uma teoria de médio alcance, devido ao seu caráter circunscrito aos pacientes em processo de morte (Zaccara et al, 2017). Devido às similaridades dos pressupostos da teoria com os princípios dos CP, esta já foi utilizada para subsidiar a prática paliativista de profissionais que atuam em unidades de terapia intensiva. A utilização dos pressupostos da teoria, bem como a reflexão de seus conceitos e aplicação na prática, pode ser uma ferramenta útil e valorosa para a ampliação da discussão e do conhecimento de profissionais acerca dos cuidados paliativos em unidades de pacientes complexos.

Objetivo e Método

Discorrer sobre a utilização dos pressupostos da TFVP por enfermeiros em uma unidade de terapia intensiva. Estudo compreensivo, de abordagem qualitativa, desenvolvido em uma unidade de terapia intensiva de um hospital de referência na cidade de Fortaleza (CE). Os participantes responderam a uma entrevista semi-estruturada, que foi posteriormente transcrita e organizada pelo software Iramuteq. O processo de análise foi estruturado a partir de elementos da TFVP e autores relacionados. Parecer CEP número 5.417.068.

Resultados

As as 31 entrevistas realizadas foram transcritas e originaram 31 textos organizados em um único arquivo, gerando 31 Unidades de Contexto Inicial (UCI). Após o processamento do corpus, obteve-se um aproveitamento de 76,9% do material. Fez-se o uso da Análise de Similitude e da Nuvem de Palavras. Neste resumo apresentamos as informações relacionadas aos discursos voltados para os cuidados específicos aos pacientes em unidade de terapia intensiva: ações e decisões profissionais. A participação da família no acompanhamento do paciente destaca-se como aspecto fundamental para a condição para o paciente estar em paz, assim como o respeito à religiosidade e o conforto que ultrapassa a condição física. Medidas de controle da dor foram amplamente mencionadas, seguindo as orientações preconizadas pela teoria.

Conclusão/Considerações finais

Percebe-se a preocupação da profissional de adaptar sua intervenção conforme o paciente com respeito pelos valores e pela alteridade do sujeito de quem se cuida, trazendo à tona a relevância da Teoria do Fim de Vida Pacífico, para além do cuidado a um corpo adoecido.

Referências

ZACCARA, AAL; BATISTA, PSS; VASCONCELOS, MF et al. Contribuições da teoria
final de vida pacífico para assistência de enfermagem ao paciente em cuidados paliativos. Rev
Fun Care Online. 2020;

Área

Outras áreas

Autores

VERA LUCIA MENDES PAULA PESSOA, VERA LUCIA MENDES PAULA PESSOA, MARILIA ALVES FURTADO, VIVIANE MAGALHÃES PEREIRA, ANA RUTH MACEDO MONTEIRO, VITÓRIA PESSOA NOGUEIRA