X Congresso Brasileiro de Cuidados Paliativos

Dados do Trabalho


Título

DINÂMICA ALIMENTAR DE PESSOAS IDOSAS EM CUIDADOS PALIATIVOS: ABORDAGEM FONOAUDIOLÓGICA EM AMBIENTE HOSPITALAR

Introdução

O aumento da expectativa de vida traz consigo uma urgência por cuidados prolongados, dentre eles os Cuidados Paliativos (CP), principalmente quando associadas às cronicidades. O fonoaudiólogo faz parte da equipe multiprofissional, atuando de forma interdisciplinar, através de avaliação, prevenção, reabilitação e manutenção ativa de funções, objetivando a promoção da qualidade de vida, sendo a comunicação e a alimentação alguns dos pilares do cuidado, visto que estes fatores são aspectos essenciais ao ser humano, estando intimamente atrelados a contextos socioemocionais. As ações paliativas do fonoaudiólogo têm início logo no momento do diagnóstico, se desenvolvendo de forma conjunta com as terapêuticas modificadoras da doença, através de estratégias reabilitadoras e mantenedoras da autonomia e funções.

Objetivo e Método

Relatar os aspectos fonoaudiológicos no acompanhamento hospitalar de pessoas idosas em Cuidados Paliativos, no tocante à dinâmica alimentar. Trata-se de um estudo de cunho descritivo, com abordagem qualitativa, baseado na atuação do fonoaudiólogo hospitalar na dinâmica alimentar de pessoas idosas em CP. O estudo teve parecer do comitê de ética n°6.026.995. Os atendimentos foram realizados diariamente entre os meses de junho e julho de 2023, em um hospital de alta complexidade da rede particular de Fortaleza-CE. O perfil dos atendimentos abrangeu avaliações de deglutição, acompanhamento terapêutico em Unidades de Terapia Intensiva e enfermarias. A análise dos dados foi norteada pela Análise Temática de Minayo.

Resultados

Dentre os aspectos observados, destacam-se adequação do volume e consistência das ofertas, posicionamento no leito, monitoramento do estado de alerta, condições respiratórias, manejo da higiene oral e reforço de estratégias de Educação em Saúde com familiares, cuidadores e equipe. Foram realizados rounds com a equipe, a fim de alinhar condutas, sobretudo com medidas de prevenção de broncoaspiração e formas de ofertar as medicações.

Conclusão/Considerações finais

A tomada de decisão em CP visa ações conjuntas e assertivas por meio da comunicação entre os envolvidos. O fonoaudiólogo paliativista volta seu olhar para o cuidado centrado na pessoa, respeitando seu desejo em permanecer com alimentação por via oral, agindo com manobras e estratégias para facilitar e promover uma alimentação segura e com esforço mínimo, mantendo estabilidade clínica favorável. Estratégias de Educação em Saúde são necessárias, visto que promovem um melhor entrosamento, culminando em uma assistência de qualidade.

Referências

MARTINS, V. B.; PAIM, E. D. Fonoaudiologia. In: CASTILHO, R. K.; SILVA, V. C. S.; PINTO, C. S. (org). Manual de Cuidados Paliativos. Academia Nacional de Cuidados Paliativos - ANCP. 3. ed. Rio de Janeiro: Atheneu, 2021. p. 188-191.

Palavras Chave

Educação em Saúde; Fonoaudiologia; Atuação profissional

Área

Modalidades de atendimento

Autores

KARLA CAROLLINE BARBOSA DOTE, ANGELA MARCIA PARENTE DOS SANTOS, KARLIENE VIEIRA SILVA, MARA JOYCE DE QUEIROZ, SUELLEN QUEIROZ COSTA, GABRIELLE FERREIRA DA SILVA