X Congresso Brasileiro de Cuidados Paliativos

Dados do Trabalho


Título

ENSINO DE CUIDADOS PALIATIVOS NA APS POR TELESSAUDE - CONSTRUÇAO DE UM MODELO DE EDUCAÇAO PERMANENTE NO SUS

Introdução

A Política Nacional de Cuidados Paliativos (CP) foi aprovada em maio de 2024. A formação nessa temática complexa ainda é falha entre os profissionais de saúde (PS). Cursos de educação à distância por meio da Telessaúde (TS) permitem a educação permanente de PS em qualquer ponto do território.

Objetivo e Método

Implementação de curso sobre Cuidados Paliativos Primários na Atenção Primária à Saúde (CP-APS) para PS da equipe multiprofissional por meio da TS.
Durante dois meses, construímos o plano pedagógico de um curso online teórico-prático sobre CP-APS por TS. Em julho, foi feita a divulgação junto aos gestores dos estados de Maranhão (MA), Alagoas (AL) e Piauí (PI) por meio de grupos de Whatsapp®, os quais já participavam de um programa de TS. O curso foi iniciado em 01 de agosto de 2024.
A inscrição foi realizada pelos gestores via formulário automatizado, com pelo menos dois PS por unidade de saúde (US). O curso será realizado via plataforma Microsoft Teams®, com 18h de aulas teóricas síncronas semanais de 1h , com presença mínima de 75% para aprovação do aluno e parte prática com realização de 1 Teleconsultoria (TC) - discussão de caso sem o paciente – entre alunos e especialista por mês, durante os 4 meses de curso. A realização de 4 TCs ao longo do curso/ US é obrigatória para a certificação.
O canal de atendimento ao aluno será via e-mail e grupo de Whatsapp®. Realizaremos avaliação formativa no início e no final do curso, e avaliação de satisfação por meio de NPS (Net Promoter Score) em todas as aulas.

Resultados

Desde a abertura das inscrições, houve grande procura por parte dos gestores de saúde. Inscreveram-se 86 US e 302 PS em 26 dias, destes 32% das US do MA, 37% de AL e 30% do PI.

Conclusão/Considerações finais

A realização das inscrições pelos gestores e de no mínimo 2 PS garantiram, além do apoio institucional ao curso, visto que esse ocorre durante o período de trabalho, um espaço diverso e multiprofissional para a discussão de CP.
As aulas teóricas alcançarão um grande número de PS, mas terão curto período para debates mais aprofundados. Essas terão maior espaço nas TCs onde será possível tirar dúvidas e discutir casos.
A alta adesão de PS, inclusive além da APS, reforça a urgência de expandir a discussão sobre CP no SUS e a TS se apresenta como ferramenta de educação continuada de eleição visto a sua capilaridade.

Referências

Pelayo-Alvarez M, Perez-Hoyos S, Agra-Varela Y. Clinical effectiveness of online training in palliative care of primary care physicians. J Palliat Med. 2013 Oct;16(10):1188-96.

Palavras Chave

Telessaúde; Ensino; Atenção Primária à Saúde

Área

Outras áreas

Autores

BRUNO BELO LIMA, MARIANA SETANNI GRECCO, JULIANA GRAZINA, MONICA ROSSATTI MOLINA, MARCUS VINICIUS DUTRA ZUANAZZI, SORAYA CAMARGO ITO SUFFERT