Dados do Trabalho
Título
PERFIL DOS INSCRITOS EM CURSO DE CUIDADOS PALIATIVOS PRIMARIOS NA APS POR TELESSAUDE
Introdução
O desconhecimento dos profissionais de saúde (PS) sobre conceitos básicos em Cuidados Paliativos (CP) dificulta a implementação da Política Nacional de CP recém aprovada. Cursos de educação à distância por meio da Telessaúde (TS) permitem capacitar um grande número de PS em diversas localidades. Para o processo de aprendizagem ser bem sucedido é necessário adequar a metodologia ao público-alvo.
Objetivo e Método
Descrever o perfil de PS inscritos em um curso sobre Cuidados Paliativos Primários na APS por TS.
Estudo descritivo quantitativo com coleta de dados primária, por meio de preenchimento de questionário automatizado pelos gestores no momento da inscrição dos PS de Alagoas (AL), Maranhão (MA) e Piauí (PI). Esses já participavam de um programa de Telessaúde.
As informações coletadas incluíram graduação, tempo de formação, idade, conhecimento sobre CP e se já havia cuidado de paciente em CP.
Resultados
Inscreveram-se 302 PS de 86 unidades de saúde (US), distribuídos entre AL (32%), MA (28%) e PI (26%). Em relação à formação (n=288): 41% eram enfermeiros; 22%, téc. de enfermagem; 15%, agentes comunitários de saúde (ACS); 11%, médicos. Outros profissionais, como dentistas, fisioterapeutas e assistentes sociais, representaram 2% cada; psicólogos, nutricionistas e auxiliares de enfermagem 1% cada; e biomédicos, biólogos e pedagogos completaram o perfil.
Os participantes (n=291) têm uma média de idade de 38 anos (DP= 10), com tempo médio de formação de 8 anos (DP= 8). Dentre os inscritos (n=302), 6% tiveram alguma formação em CP e 37% já tinham cuidado de pacientes em CP.
Conclusão/Considerações finais
A participação tanto de PS recém-formados quanto de mais experientes demonstra a relevância do curso, além de conversar com o dado de conhecimento prévio de CP, pois apesar de mais de um terço dos profissionais já terem cuidado de pacientes em CP, apenas 6% tiveram alguma formação. Destaca-se que o número de PS que já cuidaram de pacientes em CP pode estar subestimado, pois o CP ainda está associado ao fim de vida.
Por fim, para implementar cursos de educação continuada, é necessário adaptá-los ao seu público-alvo, nesse caso: destacar o conteúdo destinado aos profissionais de enfermagem; uso de vocabulário menos tecnicista para os ACSs; e inclusão de metodologias de ensino voltadas às gerações Millennials e Z.
Referências
Pelayo-Alvarez M, Perez-Hoyos S, Agra-Varela Y. Clinical effectiveness of online training in palliative care of primary care physicians. J Palliat Med. 2013 Oct;16(10):1188-96.
Palavras Chave
Telessaúde; Ensino; Atenção Primária à Saúde
Área
Outras áreas
Autores
BRUNO BELO LIMA, MARIANA SETANNI GRECCO, AMANDA CRISTINA GOMES DA SILVA, MONICA ROSSATTI MOLINA, MARCUS VINICIUS DUTRA ZUANAZZI, CAMILLA DO ROSARIO NICOLINO CHIORINO