Dados do Trabalho
Título
SPICT COMO FERRAMENTA DE TRIAGEM DE NECESSIDADES PALIATIVAS EM UM HOSPITAL DE ALTA COMPLEXIDADE
Introdução
SPICT (Supportive and Palliative Care Indicators Tool) é uma ferramenta de triagem que identifica pacientes com necessidades em cuidados paliativos.Consiste em duas etapas, a primeira com indicadores gerais de piora da saúde; enquanto a segunda avalia indicadores clínicos específicos relacionados a insuficiências orgânicas ou neoplasias. A ferramenta pode ser usada por toda equipe multiprofissional para predizer pacientes que necessitam de cuidados paliativos e que poderiam se beneficiar de uma avaliação especializada.
Objetivo e Método
Relatar a experiência da realização de um teste piloto da aplicação da escala SPICT em uma enfermaria clínica de um hospital quaternário. Método: Aplicou-se a primeira parte da escala SPICT com as questões: internações hospitalares não programadas (mais de 1 internação no último ano); capacidade funcional ruim ou em declínio; dependência para cuidados pessoais; perda de peso significativa (> 10% do habitual) nos últimos 3-6 meses e/ou baixo IMC (< 18,5kg/m²); sintomas persistentes apesar do tratamento; solicitação de cuidados paliativos pela pessoa ou família. A aplicação foi comparada entre dois investigadores, considerando-se a escala positiva quando dois ou mais itens eram positivos.
Resultados
Foram analisados 82 prontuários, dos quais 18 apresentaram resultados discordantes e 64 concordantes. Dentre os 64 resultados concordantes, 53 foram considerados positivos para a escala SPICT. Ao avaliar esses 53 casos positivos, 11,3% apresentaram todos os critérios concordantes, enquanto 88,7% tiveram pelo menos um critério discordante. Os critérios com maior discordância foram internações não programadas e sintomas persistentes, ambos com 32% de discordância. Perda de peso e dependência apresentaram 26,4% de discordância, enquanto capacidade funcional e solicitação por cuidados paliativos tiveram 11,3% e 9,4% de discordância, respectivamente.
Conclusão/Considerações finais
Observa-se a crescente necessidade da abordagem em cuidados paliativos, dado que foi observada a positividade na escala de triagem em 64% dos pacientes avaliados. A discordância nos critérios sugere a necessidade de treinamento adicional para as equipes no uso da ferramenta SPICT. Ademais, o uso de ferramentas objetivas é crucial para avaliar a demanda e facilitar o acesso aos cuidados paliativos. Estudos futuros são necessários para melhorar a eficácia dessas ferramentas e a identificação precoce da necessidade de abordagem paliativa.
Referências
SPICT-BR™ BRAZIL. Disponível em: https://www.spict.org.uk/the-spict/spict-br
Palavras Chave
Cuidados Paliativos; Triagem; SPICT
Área
Outras áreas
Instituições
Hospital de Clinicas de Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil
Autores
RAQUEL PRADO THOMAZ, LUIZA BOLSONI, ROSANA DA SILVA FRAGA, LUCIANA RAMOS CORREA PINTO, TAIANE DIAS BARREIRO, JULIANA PETRI TAVARES