Dados do Trabalho
Título
O INSTRUMENTO IDENTIFICATION OF PATIENTS IN NEED OF GENERAL AND SPECIALISED PALLIATIVE CARE (ID-PALL©): UMA REVISAO NARRATIVA
Introdução
Introdução: frente a uma doença ameaçadora de vida, os Cuidados Paliativos (CP) emergem como suporte na busca pela melhora da qualidade de vida de pacientes, validando a necessidade do cuidado baseado na complexidade e totalidade biopsicossocial e espiritual de cada pessoa. Nessa perspectiva, considerando os dados do cenário mundial, o quantitativo que dependente desses serviços é muito aquém do preconizado, fator que implica diretamente no acesso a esta abordagem, emergindo a necessidade de melhor estratificação deste cuidado para que se tenha de fato a tendo como parte desta efetivação do CP.
Objetivo e Método
Objetivo: conhecer o instrumento IDentification of patients in need of general and specialised PALLiative care (ID-PALL©) e sua aplicabilidade na prática clínica, a fim de subsidiar o processo de adaptação transcultural para o português do Brasil. Método: trata-se de revisão narrativa de literatura, realizada no mês julho do ano de 2024 por meio do Acesso CAFE, via Universidade Federal de Santa Maria, na base de dados MEDLINE/PubMed. Para tanto, utilizou-se como estratégia de busca o MeSH Terms "palliative care" e a palavra-chave "ID-PALL’, ligados pelo operador booleano “AND”. A busca compreendeu um corpus de quatro estudos.
Resultados
Resultados: O instrumento foi desenvolvido para auxiliar os profissionais não especialistas na triagem de CP, possibilitando que os pacientes sejam identificados quanto a sua necessidade de cuidados gerais ou especializados, sendo idealizado especialmente para enfermeiros, mas potencialmente para os demais profissionais que integram a equipe multiprofissional. O ID-PALL se constitui por duas fases: sete itens para identificar necessidade de CP geral e oito itens para identificar necessidades de CP especializadas. Assim, ao ter a primeira etapa positiva, o profissional de saúde deve preencher a segunda parte na qual, caso se tenha resultado positivo, deve-se encaminhar o paciente para equipe especializada. É recomendado que todos pacientes com tempo de hospitalização maior que 24 horas sejam triados com ID-PALL.
Conclusão/Considerações finais
Conclusão: O ID-PALL se mostra como possibilidade para impulsionar a assistência interprofissional com vistas à melhorar a assistência e a qualidade de vida dos pacientes e sua rede de apoio. Ao aprofundar os conhecimentos, entende-se que a adaptação transcultural para a língua portuguesa do ID-PALL é uma potencialidade para a prática clínica.
Referências
(TEIKE LÜTHI et al., 2020; 2021a; 2021b; 2022)
Palavras Chave
Cuidados Paliativos; avaliação das necessidades; Enfermagem
Área
Outras áreas
Autores
FERNANDA ILHA PEDROSO, SILVANA BASTOS COGO, ETIANE OLIVERIA FREITAS