X Congresso Brasileiro de Cuidados Paliativos

Dados do Trabalho


Título

A contenção mecânica na assistência hospitalar terciária: um relato de experiência vivenciada por uma equipe de cuidados paliativos. 

Apresentação do caso

Introdução: A contenção mecânica é um método comumente utilizado na hospitalização do paciente que apresenta algum comportamento de risco ou desconforto com o uso de dispositivos. O uso inadequado ou indiscriminado pode desencadear um sofrimento emocional, psicológico, físico e eventos adversos. Em cuidados paliativos, a contenção mecânica pode afetar a dignidade e qualidade de vida do paciente, intensificando a dor e o sofrimento.
Objetivo: Descrever um relato de experiência sobre as intervenções desenvolvidas por uma equipe de cuidados paliativos com as equipes assistenciais de um hospital terciário.
Método: Trata-se de um estudo descritivo, na modalidade de relato de experiência, realizado no período de junho de 2022 a 27 de agosto de 2024, nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e nas Enfermarias de um hospital de atenção terciária, situado em Salvador/Bahia. Buscou-se levantar um quantitativo de pacientes em uso da contenção mecânica, compreender os principais motivos do seu uso trazidos pelas equipes assistenciais e realizar intervenções na assistência para reduzir esta incidência.

Discussão

Resultados: Ate 65% dos pacientes estavam em uso da contenção mecânica em algumas unidades do hospital. Os principais motivos do uso relatados pelas equipes assistenciais estiveram associados à evitação da retirada de sonda enteral ou tubo oro-traqueal e conter paciente agitado, ou com potencial de se agitar, na impossibilidade de vigilância parental. Após as abordagens in loco nas unidades do hospital e educação continuada em cuidados paliativos para as equipes assistenciais, percebeu-se uma queda significativa do uso da contenção mecânica nestas unidades, observando-se atualmente aproximadamente 15,54% de pacientes em uso de contenção mecânica e um aumento no uso medidas de contenções farmacológicas.

Considerações finais

Conclusão: As intervenções realizadas com as equipes assistenciais, pautadas nos princípios e fundamentos em Cuidados Paliativos, possibilitaram uma maior conscientização sobre o uso da contenção mecânica e evidenciou que medidas alternativas são mais eficazes, sendo o seu uso mais indicado quando estas alternativas se esgotarem.  

Palavras Chave

Contenção mecânica, Cuidados Paliativos, Educação Continuada

Área

Controle de sintomas e qualidade de vida

Instituições

Hospital Geral Ernesto Simões Filho - Bahia - Brasil

Autores

TIAGO ALMEIDA SOUSA, EMILE MAGALHÃES PEDREIRA, LUCIANA HORA FERREIRA SILVA, TELMA MENDES MARTINS, DANUZA BRITO PRATES, LUCYLLA NUNES LIMA