X Congresso Brasileiro de Cuidados Paliativos

Dados do Trabalho


Título

APLICAÇAO DA ESCALA DE PERFORMANCE PALIATIVA NO ACOMPANHAMENTO A PESSOA IDOSA

Apresentação do caso

O acompanhamento domiciliar na atenção primária à saúde, é uma estratégia que possibilita o cuidado mais próximo e acessível para pacientes que não conseguem ir à unidade de saúde. Nesse sentido, o Projeto de Cuidado Apoiado ao Idoso orienta graduandos dos cursos da saúde ao acompanhamento domiciliar de pessoas idosas no bairro Serrinha, em Fortaleza. Objetivando analisar a situação clínica dos idosos visitados, possíveis doenças e necessidade de encaminhamento à rede de atenção primária, através de práticas de extensão, fez-se uso da Escala de Performance Paliativa (PPS), instrumento que observa a funcionalidade do paciente através de aspectos como deambulação, atividade e evidência da doença, autocuidado, ingestão alimentar e nível de consciência (COLÚMBIA, 2004). Aplicada em primeiras visitas e em dez acompanhamentos posteriores, a escala permitiu avaliar a vulnerabilidade dos pacientes, assim como planejar a frequência do cuidado, quais intervenções em promoção, prevenção e recuperação de saúde seriam possíveis em determinados contextos e ainda possibilitar a integração com redes de atenção e instituições de cuidado.

Discussão

Ações em saúde devem compreender o sujeito em diálogo com suas particularidades, em todos os contextos biopsicossociais. Dessa forma, os cuidados paliativos são oferecidos como garantia de qualidade de vida além de tratamentos curativos (BRASIL, 2024). Assim, A Escala de Performance Paliativa apresenta-se como uma ferramenta de suma importância na práxis dos estudantes, visto que os direcionamentos da interpretação dos percentuais e contato com o acompanhamento promovem qualidade no atendimento longitudinal das pessoas idosas.

Considerações finais

Embora recente, a política nacional de cuidados paliativos é essencial para promover o cuidado de pessoas vulneráveis, assim como seus instrumentos teóricos e investigativos, como a Escala de Performance Paliativa, que possuem relevância e significância, tanto no aspecto da equipe cuidadora, como da pessoa cuidada.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BRASIL. Ministério da saúde. Gabinete da Ministra. PORTARIA GM/MS Nº 3.681, DE 7 DE MAIO DE 2024. Brasília, 2024. DISPONÍVEL EM . Acesso em: 19 ago. 2024.

Victoria Hospice Society. Palliative Performance Scale (PPSv2) [Internet]. Columbia: VHS; 2004 [acesso em 30 jul. 2018]. Disponível em: http://www.npcrc.org/ files/news/palliative_performance_scale_PPSv2.pdf. Acesso em:19 ago. 2024.

Palavras Chave

ESCALA DE PERFORMANCE PALIATIVA; ACOMPANHAMENTO DOMICILIAR; Pessoas idosas

Área

Controle de sintomas e qualidade de vida

Instituições

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - Ceará - Brasil

Autores

KADU ALENCAR DE LIMA, ISLÂNIA MARIA ANSELMO LISBOA, LARA DE ALMEIDA ROCHA VIEIRA, MATEUS ALVES EVANGELISTA FEITOSA, RAYSSA CAMURÇA PEREIRA, MARCO TÚLIO AGUIAR MOURÃO RIBEIRO