X Congresso Brasileiro de Cuidados Paliativos

Dados do Trabalho


Título

Acompanhamento psicológico a familiares encaminhados para a realização da conferência familiar

Apresentação do caso

Os Cuidados Paliativos (CP), conforme a Portaria do Ministério da Saúde de 7/05/2024, englobam ações e serviços de saúde para aliviar a dor, o sofrimento e outros sintomas em pessoas com doenças que ameaçam a continuidade da vida. A Conferência Familiar é uma intervenção multidisciplinar que busca acolher as famílias, promovendo o diálogo sobre a especificidade dos Cuidados Paliativo. Este resumo, pretende descrever a atuação psicológica com familiares antes e depois da realização da Conferência Familiar. Trata-se de um relato de experiência de psicólogos que atendem famílias envolvidas nesse processo. Para isso realizou-se uma revisão bibliográfica e análise de Diário Metapsicológico, onde foram documentadas as experiências de escuta e intervenção. Essa atividade ocorreu numa Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) em Fortaleza/CE.

Discussão

Os atendimentos ocorreram organizados em três perspectivas: compreensão dos cuidados paliativos, preparação para a conferência familiar e avaliação dos efeitos pós-conferência. A escuta e intervenção foi realizada com o intuito de saber se paciente e seus familiares entendiam o conceito de CP e de conferência, abordando dúvidas e fantasias sobre as temáticas e trabalhando lutos antecipatórios e os efeitos advindos pela participação na conferência. Durante as sessões, diante da manifestação de angústia, este era trabalhado para vias de uma elaboração psíquica possível.

Considerações finais

Conclui-se que esse tipo de intervenção ocasionou a diminuição de sofrimento psíquico diante do desconhecido, permitindo a aproximação dos familiares ao paciente e a equipe, instrumentalizou a família para lidar com as informações durante a conferência e levou a inserção de recursos simbólicos para lidar com situações traumáticas como hospitalização, perda e luto. A intervenção psicológica antes e depois da conferência contribuiu assim na melhoria da qualidade de vida dos pacientes e familiares, permitindo uma maior comunicação entre os envolvidos. Possibilitou ainda que as famílias se organizassem para os cuidados específicos necessários para um paciente em cuidados paliativos instrumentalizando momentos de despedida e prevenino lutos complicados. CASTILHO, RODRIGO KAPPEL; SILVA, VITOR CARLOS SANTOS; PINTO, CRISTHINE DA SILVA. Manual de Cuidados Paliativos. (ANCP) Rio de Janeiro: Ateneu, 2021. BRASIL. PORTARIA GM/MS Nº 3.283, DE 7 DE MARÇO DE 2024. https://www.in.gov.br/web/dou/-/portaria-gm/ms-n-3.283-de-7-de-marco-de-2024-547028906

Palavras Chave

Conferência Familiar; Cuidados Paliativos; psicologia

Área

Modalidades de atendimento

Autores

DARLA MOREIRA CARNEIRO LEITE, MARIA EDUARDA MATOS FEITOSA, JOSÉ ALEX SANTOS