X Congresso Brasileiro de Cuidados Paliativos

Dados do Trabalho


Título

O sentido dos cuidados paliativos para familiares cuidadores: um estudo em representações sociais

Introdução

Os cuidados paliativos são uma abordagem holística para o cuidado de pacientes com doenças graves e potencialmente fatais e suas famílias.A família tem grande importância, de modo que também é assistida concomitante à pessoa doente e, mesmo após o falecimento do paciente, durante o luto(1).Sabe-se da existência de vários conceitos e constructos sobre cuidados paliativos, no entanto, persistem informações contraditórias e crenças errôneas sobre sua verdadeira natureza e princípios, bem como o escopo dos seus serviços e equipes(2).Diante deste contexto, é importante saber qual o sentido atribuído aos cuidados paliativos pelos familiares cuidadores.

Objetivo e Método

O objetivo deste estudo foi investigar as representações sociais sobre cuidados paliativos para familiares cuidadores de pacientes com doenças ameaçadoras da vida assistidos na atenção domiciliar e hospitalar de uma região de saúde do Distrito Federal.Trata-se de um estudo transversal, exploratório descritivo, de abordagem mista, apoiando-se na Teoria das Representações Sociais, utilizando-se a vertente estrutural, ou seja, a Teoria do Núcleo Central(3,4).Participaram 41 familiares cuidadores de pessoas diagnosticadas com doenças ameaçadoras da vida, selecionados por amostragem não probabilística por conveniência, maiores de 18 anos e que concordaram e assinaram o TCLE.Foram excluídos familiares cuidadores que ofereciam cuidado esporádico, cuidadores formais e que tiveram incapacidade para compreender a pesquisa.As entrevistas ocorreram no período de novembro de 2023 a fevereiro de 2024.

Resultados

A maioria dos cuidadores familiares eram mulheres (80,48%) com idade média de 47 anos, 58,54% eram filhos, 78,05% com ensino médio ou superior e 52,5% eram católicos.A partir do termo indutor “cuidados paliativos”, constitui-se o Núcleo Central da Representação Social com as palavras: amor, carinho, atenção e medicação. As palavras evocadas representam o cuidado como uma construção cotidiana a partir do suprimento de necessidades humanas básicas.

Conclusão/Considerações finais

Os resultados apontaram quais são os elementos constituintes da Representação Social dos cuidados paliativos, presentes no Núcleo Central com maior número de evocações, e referem-se às palavras “amor” e “carinho”, revelando que vivenciar os cuidados paliativos está associado a importantes valores sentimentais.Embora cuidar de uma pessoa em cuidados paliativos seja desafiador, sentimentos positivos podem emergir e ser um oportunidade de ressignificações e expressão de gratidão e amor.

Referências

1. Dellenborg L, Enstedt D. Balancing hope at the end of life organizational conditions for spiritual care in palliative homecare in Sweden. Soc Sci Med. 2023
2. Shah S, Qaisar F, Azam I, et al. Perceptions, knowledge and attitudes towards the concept and approach of palliative care amongst caregivers: a cross-sectional survey in Karachi, Pakistan. BMC Palliat Care. 2020
3. Moscovici S. Representações sociais: investigações em psicologia social. Petrópolis: Vozes; 2015
4. Abric JC. Pratiques sociales et représentations. Paris: Presses Universitaires de France; 1994

Palavras Chave

Cuidados Paliativos; Cuidadores; Representação Social

Área

Populações

Instituições

Escola Superior de Ciência da Saúde do Distrito Federal (ESCS/DF) - Distrito Federal - Brasil

Autores

RAÍSSA DE AQUINO RODRIGUES FERREIRA, MARIA LIZ CUNHA DE OLIVEIRA