Dados do Trabalho
Título
CARACTERIZAÇAO DE PACIENTES ELEGIVEIS AOS CUIDADOS PALIATIVOS EM HOSPITAL MUNICIPAL DA CIDADE DE SAO PAULO
Introdução
O envelhecimento populacional, tanto global quanto no Brasil, é identificado como um fator relevante para a ampliação da demanda por cuidados paliativos. Segundo dados da ONU e do IBGE, a população idosa no Brasil está em crescimento, o que intensifica a eclosão de doenças crônicas incuráveis. Neste contexto, os cuidados paliativos oferecem abordagem visando melhorar a qualidade de vida de pacientes, oferecendo alívio do sofrimento através da identificação precoce, avaliação adequada e tratamento dos sintomas físicos, psicossociais e espirituais. No momento, observa-se escassez de identificação de pacientes que se beneficiariam deste cuidado no ambiente hospitalar, uma falha que muitas vezes resulta em internações prolongadas e intervenções desnecessárias. Para aprimorar tal identificação, ferramentas como Palliative Performance Scale (PPS) e SPICT-BR podem auxiliar a reconhecer pacientes elegíveis, promovendo uma abordagem integral ao cuidado e auxiliando na gestão dos recursos hospitalares.
Objetivo e Método
Trata-se de estudo observacional, descritivo e transversal, com objetivo de caracterizar os pacientes internados em hospital municipal que são candidatos aos cuidados paliativos. Os dados foram adquiridos através de prontuários médicos e entrevistas com pacientes ou responsáveis, aplicando a escala de PPS e SPICT-BR nos mesmos. A população do estudo se concentrou em pacientes adultos internados em março de 2024 nos setores de UTI, pronto socorro e enfermaria de clínica médica, cirurgia geral e ortopedia. Para análise de dados utilizou-se distribuição de frequência absoluta e relativa, além de análise por tabulação simples das variáveis.
Resultados
A população do estudo envolveu 319 pacientes, divididos em categorias etárias. A maior causa de internação em todos os grupos foi a infecciosa, enquanto a doença crônica mais frequentemente encontrada foi a hipertensão arterial. Do analisado, 24,13% dos pacientes possuiam funcionalidade reduzida de acordo com a escala de PPS, enquanto 33,85% apresentavam indicação aos cuidados paliativos pela ferramenta SPICT-BR, com 46% destes pontuando no critério de demência/fragilidade.
Conclusão/Considerações finais
O estudo buscou evidenciar, através do perfil epidemiológico de tais internações, o volume de pacientes que posssuem indicação aos cuidados paliativos. Diante dos resultados, constatou-se a importância de equipe qualificada nesta abordagem, objetivando aprimorar a assistência em saúde, com enfoque no bem-estar do paciente e na otimização de recursos hospitalares.
Referências
Walsh RI, Mitchell G, Francis L, van Driel ML. What Diagnostic Tools Exist for the Early Identification of Palliative Care Patients in General Practice? A systematic review. J Palliat Care. 2015;31(2):118-23. 31.Murray SA, Kendall M, Boyd K, Sheikh A. Illness trajectories and palliative care. Clinical Review. BMJ. 2005;330(7498):1007-11;
Schneider N, Mitchell GK, Murray SA. Palliative care in urgent need of recognition and development in general practice: the example of Germany. BMC Fam Pract. 2010;11:66.
Palavras Chave
Hospitalização; Cuidados Paliativos; Equipe de assistência ao paciente
Área
Populações
Autores
MARIANA MARTINEZ RAMOS, ELENI CANABRAVA GALANOS