Dados do Trabalho
Título
A RELEVANCIA DO ENSINO-PESQUISA-EXTENSAO PARA O CUIDADO DA FAMILIA NO CONTEXTO HOSPITALAR DE FIM DE VIDA: UMA EXPERIENCIA AMA
Introdução
INTRODUÇÃO: A Universidade se mostra como um ambiente propício à formação técnico-científica de profissionais da área da saúde, voltados para atender as demandas biológicas que permeiam a sociedade. Apesar da importância desse conhecimento, a assistência precisa de competências humanísticas e socioemocionais, que considere as necessidades integrais do indivíduo. A extensão universitária coniste, então em uma via exitosa de desenvolvimento destas habilidades empáticas por sua natureza de proximidade e interação com uma comunidade.
Objetivo e Método
OBJETIVO: Relatar a experiência de aprendizado de acadêmicos extensionistas que acolhem famílias no contexto hospitar de fim de vida. MÉTODO: Trata-se de um relato de experiência descritivo de abordagem qualitativa, sobre as vivências de acadêmicos de enfermagem de enfermagem e psicologia, que atuam interdisciplinarmente no projeto Agrupamento Mobilizador de Acolhimento (AMA) da Universidade Federal da Bahia, Campus Anísio Teixeira. O projeto tem carga horária semanal de 10 horas, das quais, 07 são dedicadas ao acompanhamento de familiares de pacientes em fim de vida hospitalizados. O projeto tem prontuário próprio com instrumentos de avaliação familiar, diagnósticos de enfermagem e planejamento de intervenções que são avaliadas e adaptadas continuamente.
Resultados
RESULTADOS: A interação interdisciplinar, o contato com essas famílias e o tripé ensino-pesquisa-extensão na área oportunizam uma formação diferenciada para psicólogos e enfermeiros. As visitas práticas no hospital tem como um de seus pilares o Cuidado Transpessoal de Watson, que agrega embasamento para um cuidado científico fenomenológico capaz de modelar no futuro profissional um olhar holístico para o corpo, a mente e a alma do paciente e do familiar. Assim, assimila-se e aprende-se que é fundamental estabelecer uma relação humana que permita compreender as necessidades totais desta família, mobilizando no estudante o desenvolvimento de habilidades relacionais, emocionais e espirituais enriquecedoras do seu fazer profissional.
Conclusão/Considerações finais
CONCLUSÃO: Conclui-se que mesmo atividades simples, de baixo custo e fácil operacionalização, como as instituídas nesse projeto, são de grande relevância para os familiares que se sentem acolhidos. Além de contribuir para a formação de profissionais de saúde diferenciados, com destaque para a psicologia, ciência que acolhe o paciente com certa distância, enquanto no projeto tem a oportunidade de um encontro mais próximo e humano com os familiares.
Palavras Chave
Capacitação Profissional; Assistência Terminal; Família
Área
Outras áreas
Autores
IAGO SILVA DE CARVALHO , RENARA AMORIM BOTELHO , IVANA DE OLIVEIRA FERNANDES, ANA ESTHER SOARES SILVA SOUSA , EMANUELLE CAIRES DIAS ARAÚJO NUNES , CHRISNE SANTANA BIONDO