X Congresso Brasileiro de Cuidados Paliativos

Dados do Trabalho


Título

OS DESAFIOS DA FAMILIA NO CONTEXTO HOSPITALAR DE CUIDADOS PALIATIVOS – UM RELATO DE EXPERIENCIA EXTENSIONISTA

Introdução

Os cuidados paliativos são essenciais para oferecer conforto e dignidade a pacientes com doenças graves e terminais e aos seus familiares, visando proporcionar uma assistência humanizada direcionada ao alívio do sofrimento físico, emocional e espiritual. Neste processo, o papel do acompanhante familiar é relevante, mas também complexo e árduo, na medida em que ele se depara com sentimentos de medo, insegurança, cansaço e solidão (Oliveira et al., 2022). Nesse sentido, quando se entende as facilidades e dificuldades do processo é possível fomentar reflexão dos profissionais, instituindo mudanças no contexto hospitalar para atender as demandas dos familiares.

Objetivo e Método

Relatar a experiência de acadêmicos no acolhimento de familiares de pacientes hospitalizados em cuidados paliativos, explorando dificuldades e facilidades enfrentadas por eles. Este estudo baseia-se nas experiências de acadêmicos, que atuam na extensão universitária direcionada aosao cuidado das famílias de pacientes hospitalizados em cuidados paliativos. Ela é realizada em um hospital público no interior da Bahia pelo projeto extensionista: Agrupamento Mobilizador de Acolhimento (AMA), da Universidade Federal da Bahia, Campus Anísio Teixeira. As ações compreendem o acolhimento interdisciplinar (enfermagem e psicologia), mediado pelo vínculo, escuta empática, presença atenciosa, apoio espiritual e musicoterapia ofertados em visitas regulares às famílias.

Resultados

Os resultados destacam como principais dificuldades dos acompanhantes a sobrecarga emocional, adoecimento psicológico, comunicação ineficaz com a equipe de saúde e mudança na rotina, que levam a sentimentos de isolamento, medo e exaustão, agravados pela necessidade de coordenar os cuidados com outras obrigações pessoais e profissionais. Por outro lado, o apoio e cuidado de uma equipe multidisciplinar de saúde foi referida como um fator facilitador ao suporte integral e humano que eles necessitam.

Conclusão/Considerações finais

Os cuidados paliativos devem ser extensivos aos familiares através de ações interdisciplinares de acolhimento, escuta empática e intervenções que contribuam com o seu bem-estar e resiliência, seja por parte da equipe de saúde ou de acadêmicos treinados para este fim.

Referências

OLIVEIRA, W. S, et al. Problemas de saúde mental entre cuidadores de pacientes no âmbito hospitalar: uma revisão integrativa. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, v.8.n.05, 2022.

Palavras Chave

Família; Cuidados Paliativos; Relações Comunidade-Instituição

Área

Outras áreas

Autores

IVANA DE OLIVEIRA FERNANDES, CAROLINA BAGANO CRUZ, REBECA BRITO BITTENCOURT, ⁠EMANUELLE CAIRES DIAS ARAÚJO NUNES, JULIANA XAVIER PINHEIRO DA CUNHA, CHRISNE SANTANA BIONDO