Dados do Trabalho
Título
TRÊS ANOS DO PROJETO DE CUIDADO APOIADO AO IDOSO: ELABORAÇÃO E APLICAÇÃO DOS CONHECIMENTOS EM CUIDADOS PALIATIVOS POR ESTUDANTES DA GRADUAÇÃO
Apresentação do caso
O conhecimento em cuidados paliativos é imprescindível para atuação da atenção primária, já que ambos priorizam o cuidado integral e individualizado ao paciente. Nesse sentido, a ideia da criação do projeto de Cuidado Apoiado ao Idoso (PROCUIDA) nasceu da necessidade de assistir aos idosos do bairro Serrinha, principalmente os que já participavam de atividades de educação em saúde promovidas por estudantes da graduação. Entre os pacientes identificou-se aqueles que estavam em cuidados paliativos, o que gerou a busca pela capacitação e integração dos conhecimentos dos universitários nessa área da assistência à saúde.
Discussão
Por meio das visitas domiciliares, os estudantes da fisioterapia, odontologia, medicina, enfermagem, psicologia e farmácia puderam a partir de 2021 estudar e aplicar meios de manter uma assistência longitudinal aos idosos em cuidados paliativos acompanhados pelo projeto. Os estudantes semanalmente se reúnem para discutir casos, se capacitar e formular melhorias no cuidado a essas pessoas. O cuidado que envolve a escuta, a checagem da rotina dos remédios e a orientação de hábitos que influenciam na qualidade de vida, está sendo posto em prática nos três anos de atuação da equipe multidisciplinar da graduação, a qual leva para a visita domiciliar as contribuições de várias áreas do conhecimento para garantir um cuidado integral a, atualmente, 23 moradores da Serrinha. Esse esforço no aprimoramento da conduta reflete o diferencial da integração de conhecimentos nos cuidados paliativos, o que molda esses futuros profissionais a atuar de forma humanizada, fomentando-os a ser elementos de transformação do bem-estar dos indivíduos assistidos por eles.
Considerações finais
Dessa forma, as extensões do projeto permitem uma maior aquisição de vivências enriquecedoras para a formação profissionais da área de saúde mais empáticos. Além disso, garante um cuidado de forma mais integral para uma população com um acesso à saúde limitado. Nesse contexto, o PROCUIDA, em seus três anos de existência, se aprimorou para articular os conhecimentos da atenção primária e dos cuidados paliativos como forma de promoção da saúde.
REFERÊNCIAS
Dias MD, Costa MMS, Clausen NN. A importância dos cuidados paliativos exercidos por médicos de família e comunidade na Atenção Primária à Saúde: uma revisão narrativa. Rev Bras Med Fam Comunidade. 2024 ;19(46):3416. Disponível em: https://doi.org/10.5712/rbmfc19(46)3416. Acesso em: 19 de Agosto de 2024.
Palavras Chave
Extensão; Multidisciplinar; Domicílio
Área
Modalidades de atendimento
Instituições
Universidade Federal do Ceará - Ceará - Brasil
Autores
BEATRIZ BATISTA DE OLIVEIRA, MILENA SCUR WAGNER, ERIC LIMA FREITAS MOTA, MILENA BEZERRA DE AMORIM, MATEUS ALVES EVANGELISTA FEITOSA, MARCO TÚLIO AGUIAR MOURÃO RIBEIRO