Dados do Trabalho
Título
O OPTATIVO QUE SE TORNOU PRIMORDIAL: RELATO DE EXPERIENCIA SOBRE UMA IMERSAO ACADEMICA EM CUIDADOS PALIATIVOS
Apresentação do caso
A educação formal em Cuidados Paliativos (CP) desenvolve habilidades essenciais para enfrentar o sofrimento humano, como comunicação passiva e empatia, destacando a necessidade de abordagens sensíveis no cuidado (ANCP, 2012). Assim, incluir tais temas no meio acadêmico é crucial para formação médica capacitada em lidar com pacientes em estágio avançado de tratamento, proporcionando-lhes dignidade. O trabalho objetiva expor a experiência de acadêmicos de medicina em um módulo optativo que abordou os CP. Os tópicos mais impactantes foram “notícias difíceis”, “diretivas antecipadas de vontade” e “espiritualidade, terminalidade de vida e CP”. Na primeira, um trio participou de uma simulação para comunicar a morte repentina de um filho à família, enfrentando a recusa dos parentes e lidando com suas próprias emoções. Concomitantemente, o professor apresentou um protocolo extra, oferecendo orientações sobre como conduzir corretamente esse processo. No mesmo dia ocorreu a elaboração de listas de vontades, delineando as preferências individuais de cuidados no fim de vida, desafiando os alunos por ser um tema raramente discutido entre os jovens. A última foi em uma sala de cinema dentro da universidade, onde os alunos assistiram documentários sobre a importância da espiritualidade como uma ferramenta de conforto no fim da vida.
Discussão
Foi notório entre os alunos a reflexão sobre como pacientes paliativos tendem a compreender o sentido da vida e a encontrar uma plenitude, por mais que , especialmente com a evolução do CP em tornar esse processo menos doloroso e assustador. Ao confrontar a terminalidade, mesmo que teoricamente, os discentes identificaram suas prioridades e como desejam que ocorra sua própria finitude. Isso instigou conversas profundas sobre expressar e respeitar desejos pessoais, principalmente como futuros médicos que terão como responsabilidade cuidar da vida.
Considerações finais
Em suma, o módulo de CP proporcionou aos estudantes de medicina uma reflexão profunda da prática médica, abordando questões raramente discutidas e que contrastam com a grade curricular tradicional, ainda focada em condutas iatrogênicas e na “luta contra a morte”. Assim, a importância de um eixo longitudinal de ensino sobre o tema é evidente, pois a relação do cuidado deve seguir os preceitos hipocráticos: “Curar algumas vezes, aliviar quase sempre, consolar sempre”. Tais experiências são cruciais para formar médicos completos, colocando o aluno como centro do cuidado integral e humanizado.
Palavras Chave
Educação Médica; Cuidados Paliativos; Saúde Integral
Área
Outras áreas
Autores
LARA LINHARES DIÓGENES DA COSTA, AMANDA FERRAZ DE ANDRADE DIOGO, CAROLINA HELEN SOARES DE MACÊDO, IVENS RAFAEL RESPLANDE DE SÁ, MARINA SAMPAIO PEREIRA, SOFIA CORREIA LIMA AGUIAR