X Congresso Brasileiro de Cuidados Paliativos

Dados do Trabalho


Título

TRANSFORMANDO O ENSINO EM CUIDADOS PALIATIVOS: A JORNADA DE CRIAÇAO DE UM MODULO EDUCACIONAL EM UM GRUPO DE ESTUDOS SOBRE DOR

Apresentação do caso

Segundo a Organização Mundial da Saúde, apenas 14% dos pacientes globalmente que requerem cuidados paliativos recebem esse tipo de assistência (Kelley, Morrison, 2015), destacando uma falha na prestação de cuidados essenciais na melhoria da qualidade de vida. Além disso, é imperativo que esses cuidados sejam integrados de forma mais abrangente nos currículos de graduação da saúde. A multidisciplinariedade prepara os futuros profissionais para colaborar em equipes, proporcionando um cuidado integral e humanizado que engloba aspectos físicos, emocionais e sociais de pacientes na terminalidade de vida (Santos, C. J. Dos. et al, 2019).
Um grupo de estudos sobre dor, composto por alunos dos cursos de medicina, psicologia e fisioterapia de uma universidade em Fortaleza, criou um cronograma de aulas sobre cuidados paliativos a fim de proporcionar uma compreensão abrangente dos princípios e práticas do tema, com ênfase no manejo da dor e no suporte emocional aos pacientes e suas famílias. Ademais, as aulas foram preparadas e ministradas por alunos de diferentes áreas e foram supervisionadas pelos professores orientadores do grupo, o que garantiu a integração e a qualidade do ensino, enriquecendo ainda mais a formação dos participantes e destacando a relevância dos cuidados paliativos.

Discussão

O desenvolvimento e a implementação de um módulo de cuidados paliativos por um grupo de estudos sobre dor proporcionaram a participação ativa dos alunos na preparação e condução das aulas, promovendo uma maior consolidação do aprendizado, enquanto a supervisão dos professores garantiu a qualidade científica e pedagógica. Esta experiência destacou a importância da multidisciplinaridade e da colaboração, aprimorando habilidades de comunicação e empatia. Ademais, o módulo preencheu a lacuna existente no currículo sobre cuidados paliativos, possibilitando um aprofundamento nesse tema essencial para a formação profissional e reiterando a importância de integrar essa temática nos currículos de saúde.

Considerações finais

Em suma, o semestre de aulas desempenhou um papel crucial na elucidação de concepções errôneas sobre a morte, com ênfase nos cuidados paliativos. Conclui-se que o destaque no manejo da dor, suporte emocional e valorização das vontades dos pacientes, com inclusão da família no processo de tomada de decisões, aliado à prática multidisciplinar, aprimora a preparação dos futuros profissionais da saúde, tornando o cuidado mais humanizado.

Palavras Chave

Educação Médica; Equipe Multiprofissional; Cuidados Paliativos

Área

Outras áreas

Autores

MARINA SAMPAIO PEREIRA, AMANDA FERRAZ DE ANDRADE DIOGO, CAROLINA HELEN SOARES DE MACÊDO, ENZO VERAS DE ALMEIDA, IVENS RAFAEL RESPLANDE DE SÁ, GERÍDICE LORNA ANDRADE DE MORAES