Dados do Trabalho
Título
CUIDADOS PALIATIVOS ONCOLOGICOS: REFLEXOES SOB A OTICA DE RESIDENTES MULTIPROFISSIONAIS
Introdução
Os cuidados paliativos (CP) têm evoluído ao longo do tempo, oferecendo maior qualidade para os pacientes e familiares frente às doenças que ameacem a continuidade da vida. Entre essas doenças, o câncer se destaca com uma estimativa de 483 mil novos casos por ano no Brasil durante o triênio 2023-2025. Aproximadamente 80% dos pacientes em CP ao final da vida apresentam sintomas que necessitam de controle adequado, como uso de opioides e estratégias para melhorar a qualidade de vida. Assim, a atuação da equipe multidisciplinar é essencial para fornecer um cuidado efetivo e compassivo a esses usuários.
Objetivo e Método
Relatar a experiência de residentes multiprofissionais na assistência oncológica em cuidados paliativos em um hospital público. A metodologia trata-se de um relato de experiência do tipo observacional e descritivo, baseado na vivência de profissionais da área de enfermagem, psicologia e fisioterapia, durante a residência multiprofissional em oncologia, em um hospital de média e alta complexidade, referência em oncologia na região do Baixo Amazonas em Santarém - PA, no período de abril a julho de 2024. O foco foi na assistência a pacientes oncológicos em CP.
Resultados
A observação revelou a importância do trabalho conjunto da equipe multiprofissional, especialmente no atendimento a usuários em CP. A equipe se dedicou a realizar intervenções para minimizar a dor intensa e os demais sintomas presentes, bem como abordou aspectos psicológicos e espirituais dos usuários e de suas famílias. Essas ações visam melhorar a qualidade de vida dos usuários e proporcionar suporte adequado aos familiares. No entanto, foi possível identificar que na maioria dos casos foi priorizado apenas o uso de analgésicos e sedativos, não sendo realizadas outras medidas de conforto ou promoção de autonomia, bem como análise cuidadosa e minuciosa sobre as reais necessidades do paciente. Isso sugere que o verdadeiro propósito dos CP nem sempre é plenamente alcançado, refletindo lacunas na formação e na prática dos profissionais envolvidos.
Conclusão/Considerações finais
A experiência permite inferir sobre a importância da abordagem multiprofissional. Durante o período de prática se observou a oferta de um cuidado integral e humanizado, contudo, ainda existem desafios que podem ser melhorados desde a formação contínua dos profissionais em CP, como também no alinhamento com às políticas públicas voltadas para a melhoria desse cuidado.
Referências
BESERRA, Vanessa dos Santos; BRITO, Claudia. Situações difíceis e sentimentos no cuidado paliativo oncológico. Cadernos de Saúde Pública, v. 40, n. 1, p. e00116823, 2024.
Palavras Chave
Cuidados Paliativos; Abordagem Multidisciplinar da Assistência
Área
Outras áreas
Instituições
Universidade do Estado do Pará - Pará - Brasil
Autores
TERESA VICTÓRIA COSTA DA SILVA, SARA FARIAS OLIVEIRA, YARA MILLENA SILVA FREITAS , CARLOS EDUARDO AMARAL PAIVA, EMILLY ANE DA MOTA CARDOSO, ANA ELIZA FERREIRA PINTO