X Congresso Brasileiro de Cuidados Paliativos

Dados do Trabalho


Título

QUEBRA DO CICLO NATURAL: UM RELATO DE EXPERIENCIA SOBRE UM ENCONTRO MULTIDISCIPLINAR SOBRE CUIDADOS PALIATIVOS PEDIATRICOS

Apresentação do caso

No contexto da formação interdisciplinar na área da saúde, a integração de diferentes saberes e práticas é crucial para a abordagem integral do paciente. Nesse sentido, os Cuidados Paliativos Pediátricos destacam-se como uma área desafiadora, pois lida com a quebra do ciclo natural enfrentado pelas famílias. Tais cuidados constituem uma abordagem especializada e integral a fim de melhorar a qualidade de vida de crianças com doenças complexas e limitantes, bem como de suas famílias, proporcionando alívio à dor física, psicológica e emocional. Sob essa ótica, um grupo de estudos de uma universidade organizou um debate sobre o tema entre alunos de Medicina, Fisioterapia e Psicologia. Visto isso, esse trabalho objetiva relatar a experiência de um debate sobre cuidados paliativos (CP) na pediatria. O encontro, no primeiro semestre de 2024, com duração de 1 hora e participação de 16 alunos, destacou a abordagem multidisciplinar na relação entre CP e dor na pediatria, enfatizando a importância de considerar aspectos físicos, sociais, psicológicos e espirituais. Abordou-se a prevalência de crianças com câncer em CP, a comunicação entre crianças, pais e profissionais de saúde, e o impacto dos tratamentos restritivos, associando à autonomia e aos direitos das crianças e adolescentes. Ademais, foram apresentadas terapias auxiliares como palhaçoterapia e musicoterapia, mostrando melhoras significativas no bem-estar infantil.

Discussão

Durante o debate, priorizou-se ampliar o olhar dos estudantes acerca de assuntos como a quebra do ciclo natural, o encurtamento da vida e a falta de maturidade de um paciente pediátrico que enfrenta uma doença grave. Além disso, foi discutido que a abordagem do paciente precisa ser lúdica e integrada com a abordagem familiar, abrangendo os pais e os irmãos, a fim de melhorar a qualidade de vida de todos. Ademais, foram abertos diálogos elucidativos e reflexivos, os quais permitiram que os alunos trouxessem análises, conhecimentos e experiências.

Considerações finais

Em síntese, o debate promovido ilustra a importância da abordagem multidisciplinar nos cuidados paliativos pediátricos, a qual permite um cuidado integral para crianças com doenças graves e suas famílias, aliviando não só a dor física, mas também os aspectos sociais, psicológicos e espirituais. Conclui-se que o interesse dos estudantes na atividade desenvolvida reforça a necessidade de inserir o ensino dos cuidados paliativos na matriz curricular dos diversos cursos da área da saúde.

Palavras Chave

Cuidados Paliativos; Pediatria; Comunicação Interdisciplina

Área

Outras áreas

Autores

THAÍS DE MENEZES DANTAS, EDUARDA GURGEL MARTINS, ENZO VERAS DE ALMEIDA, LARA LINHARES DIÓGENES DA COSTA , VINÍCIUS CARNEIRO FREITAS, CRISTIANE RODRIGUES DE SOUSA