X Congresso Brasileiro de Cuidados Paliativos

Dados do Trabalho


Título

A VISITA DOMICILIAR COMO MECANISMO DE CUIDADO DE IDOSOS VULNERAVEIS EM FORTALEZA: UM RELATO DE EXPERIENCIA

Apresentação do caso

O Projeto de Cuidado Apoiado ao Idoso, desenvolvido por estudantes da área da saúde, atua através de visitas domiciliares na comunidade da Serrinha em Fortaleza. Essas visitas são feitas a idosos que são vulneráveis tanto socioeconomicamente quanto fisicamente, com comorbidades em estágio avançado e dificuldade de deambulação, dificultando a ida à unidade de saúde e consequentemente prejudicando o tratamento adequado das patologias. Nas visitas domiciliares são realizadas a avaliação clínica, exame físico e a aplicação de escalas tais como: Mini Exame do Estado Mental, Escala de Depressão Geriátrica, Paliative Performance Scale, Escala de Risco e Vulnerabilidade, Avaliação de Atividades de Básicas e Instrumentais de Vida Diária. Além disto, são realizadas orientações pertinentes quanto a dieta, utilização correta dos medicamentos e prevenção de quedas.

Discussão

As visitas domiciliares são extremamente importantes para os idosos em vulnerabilidade do bairro Serrinha, visto que, de forma multiprofissional, é realizado atendimento de forma integral e individualizada. Através dessas visitas também atua-se, através da Atenção Primária à Saúde, promovendo dignidade e qualidade de vida através de orientações simples, como a tomada correta de medicações, que podem alterar a história natural de doenças que possuem mau prognóstico sem o tratamento adequado.

Considerações finais

As consultas domiciliares são estratégias que permitem a materialização dos princípios do Sistema Único de Saúde, como universalidade, integralidade, longitudinalidade e equidade. Possibilita que seja democratizado o acesso àqueles idosos com diversas patologias que por algum motivo não conseguem buscar ativamente o serviço de saúde. Acompanhamentos individualizados, redução dos riscos associados a internações, apoio continuado, educação em saúde e bem-estar são alguns dos benefícios na vida dos pacientes que são cuidados no domicílio.
REFERÊNCIAS:
QUIRINO, Túlio Romério Lopes; JUCÁ, Adriana Lobo; DA ROCHA, Luana Padilha; CRUZ, Maria Soraida Silva; VIEIRA, Sémares Genuino. A visita domiciliar como estratégia de cuidado em saúde: Reflexões a partir dos Núcleos Ampliados de Saúde da Família e Atenção Básica. Revista Sustinere, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 253–273, 2020. DOI: 10.12957/sustinere.2020.50869.

Palavras Chave

VISITA DOMICILIAR; Idoso Fragilizado; ASSISTÊNCIA INTEGRAL À SAÚDE

Área

Modalidades de atendimento

Instituições

Universidade Federal do Ceará - Ceará - Brasil

Autores

EMILIE FERREIRA BRAGA, ANA BEATRIZ DA CONCEIÇÃO, ISLÂNIA MARIA ANSELMO LISBOA, MARCO TÚLIO AGUIAR MOURÃO RIBEIRO, MATEUS ALVES EVANGELISTA FEITOSA, THOMÁS DA SILVA VARELOS