X Congresso Brasileiro de Cuidados Paliativos

Dados do Trabalho


Título

CUIDADOS PALIATIVOS NA ATENÇAO PRIMARIA: UMA REVISAO INTEGRATIVA ACERCA DA IMPLEMENTAÇAO DESSES CUIDADOS EM PACIENTES COM DOENÇAS CRONICAS

Introdução

Introdução: os cuidados paliativos são “ uma abordagem que melhora a qualidade de vida dos pacientes, prevenindo e aliviando o sofrimento sejam eles físicos, psicossociais ou espirituais. Esses cuidados devem ser prestados através de serviços de saúde integrados e centrados na pessoa” (1). Percebe-se então, que um dos locais mais propícios ao desenvolvimento dos cuidados paliativos é na atenção básica, pois a mesma é definida como “ um conjunto de ações de saúde individuais, familiares e coletivas desenvolvidas por meio de práticas de cuidado integrado e gestão qualificada, realizada com equipe multiprofissional” (2). No cenário das doenças crônicas não transmissíveis, tem-se um plano de ações estratégicas para o seu enfrentamento. Esse plano definiu suas ações de acordo com três eixos, sendo o cuidado integral um deles (3). Com isso, tem-se o cuidado integral como um ponto em comum entre essas áreas, devendo assim serem relacionados para que um intensifique e colabore com o objetivo do outro.

Objetivo e Método

Objetivo: o objetivo dessa revisão integrativa é buscar na literatura dados que demonstrem a aplicação dos cuidados paliativos em pacientes com doenças crônicas na atenção primária. Metodologia: estudo do tipo revisão integrativa realizado em três bases de dados, sendo incluídos artigos originais de pesquisa que trataram sobre cuidados paliativos na atenção primária voltados para a cronicidade da doença, publicados no período de 2020 a 2024 e com idiomas português e inglês. Foram totalizados após tais critérios 6 artigos. Os dados foram sintetizados por meio de um instrumento produzido pelos autores.

Resultados

Resultados Esperados: Dentre os artigos selecionados, a maioria trata dos benefícios de se promover os cuidados paliativos na atenção primária, porém para conseguir tal feito existem dificuldades enfrentadas, como a falta de capacitação profissional.

Conclusão/Considerações finais

Conclusão: evidenciou-se que o cuidado integral cria um elo entre as doenças crônicas não transmissíveis, os cuidados paliativos e a atenção primária. No que se refere a essas doenças, poucos foram os artigos encontrados que as relacionavam com os cuidados paliativos, sendo necessário, portanto, estimular e difundir mais o conhecimento e a área de aplicação de tais cuidados.

Referências

(1) WHO. Palliative care. [publicação online]; 2020 [acesso em 31 agosto de 2024]. Disponível em: https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/palliative-care.
(2) Ministério da Saúde. Portaria n. 2.436, de 21 de setembro de 2017. Aprova a Política Nacional de Atenção Básica, estabelecendo a revisão de diretrizes para a organização da Atenção Básica, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Diário Oficial da União. 21 set 2017.
(3) BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. SECRETARIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE. DEPARTAMENTO DE ANÁLISE EM SAÚDE E VIGILÂNCIA DE DOENÇAS NÃO TRANSMISSÍVEIS. Plano de ações estratégicas para o enfrentamento das doenças crônicas e agravos não transmissíveis no Brasil 2021-2030. [Internet], 2021.

Palavras Chave

Cuidados Paliativos; Atenção Primária à Saúde; Doença Crônica

Área

Outras áreas

Instituições

FAHESP/IESVAP - Piauí - Brasil

Autores

RAVENA MARIA MOTA CASTELO BRANCO RAVENA MARIA MOTA CASTELO BRANCO, MAURO MENDES PINHEIRO MACHADO MAURO MENDES PINHEIRO MACHADO, AMADEUS TARLISSON DE CERQUEIRA FRAZÃO AMADEUS TARLISSON DE CERQUEIRA FRAZÃO, THATIANNE DE MELO PRADO THATIANNE DE MELO PRADO