Dados do Trabalho
Título
AVALIAÇAO DA CAPACIDADE FUNCIONAL DE IDOSOS DA SERRINHA, FORTALEZA, A PARTIR DAS ESCALAS DE KATZ E LAWTON
Introdução
A avaliação da capacidade funcional dos idosos pode detectar possível risco de dependência futura, estabelecer níveis de morbidade de mortalidade, além de poder balizar intervenções mais direcionadas. Nesse sentido, o Projeto Serrinha de Acompanhamento Familiar, um projeto de extensão em atenção primária formado por estudantes da área da saúde, teve como objetivo em suas visitas domiciliares aplicar as escalas de Katz e Lawton, que avaliam a capacidade funcional do idoso na realização de atividades básicas e instrumentais, respectivamente, da vida diária.
Objetivo e Método
Avaliar a capacidade funcional de idosos com múltiplas comorbidades em uma comunidade socioeconomicamente vulnerável na cidade de Fortaleza, Ceará.
Foi feito um estudo observacional transversal, a partir de escalas de capacidade funcional aplicadas em visitas domiciliares de 12 idosos que foram realizadas nos anos de 2023 e 2024. As variáveis analisadas foram a pontuação obtida nas escalas e os fatores em que os idosos têm mais prevalência de dependência e independência.
Resultados
Em relação à escala de Katz, foram obtidos dois grupos de idosos: 67% dos pacientes foram classificados como totalmente independentes, 33% foram parcialmente dependentes, sendo que continência urinária e alimentação foram mais prevalentes. Em relação à escala de Lawton, nenhum idoso se mostrou totalmente dependente, 67% idosos mostraram dependência grave e 33% dependência moderada. Nessa escala, as três atividades em que os idosos mais demonstraram ser dependentes foram cuidar das finanças, tomada de medicações e lavar e passar suas roupas.
Conclusão/Considerações finais
Conclui-se, portanto, que essa população de idosos demonstra uma capacidade funcional comprometida, o que ressalta a importância das visitas domiciliares e da aplicação das escalas nessa população para determinação do nível de independência, identificação das tarefas de maiores dificuldades e predição dos idosos com maiores riscos de piora no quadro funcional e dependência, possibilitando, assim, o planejamento de ações mais especializadas que promovam uma melhor qualidade de vida e um cuidado mais integral ao idoso.
Referências
CAMARA, F. M. et al. Capacidade funcional do idoso: formas de avaliação e tendências. ACTA FISIATR. v. 15, n. 4, p. 249 – 256, 2008.
Palavras Chave
Idoso Fragilizado; Atenção Domiciliar; Vulnerabilidade social
Área
Controle de sintomas e qualidade de vida
Instituições
Universidade Federal do Ceará - Ceará - Brasil
Autores
EMILIE FERREIRA BRAGA, JÚLIO CÉSAR CARDOSO RODRIGUES, LUCCAS SISNANDO DINIZ, ANA ISABEL SANTOS BEZERRA, ANNA LUÍSA DE OLIVEIRA PARNAÍBA, MARCO TÚLIO AGUIAR MOURÃO RIBEIRO