X Congresso Brasileiro de Cuidados Paliativos

Dados do Trabalho


Título

Debatendo Cuidados Paliativos em Pessoas com HIV: Uma Experiência Interdisciplinar de Aprendizagem

Apresentação do caso

Os cuidados paliativos, ao abranger as dimensões físicas, emocionais, espirituais e sociais do paciente e de sua família, visam proporcionar uma melhor qualidade de vida para o paciente e sua família. Considerada uma doença grave e progressiva, a infecção pelo HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana) frequentemente leva a complicações que exigem uma abordagem multidisciplinar e humanizada, promovendo o bem-estar, garantindo que o paciente seja tratado com respeito e dignidade, livre de preconceitos.
O objetivo deste trabalho é relatar a experiência de um grupo de estudos interdisciplinar, composto por estudantes dos cursos de Medicina, Psicologia e Fisioterapia, em um debate aberto sobre os desafios dos cuidados paliativos para pessoas vivendo com HIV, como uma ferramenta de educação em saúde
Tendo o exposto em vista, em um dos encontros durante o Módulo de Cuidados Paliativos, houve o debate acerca das diversas camadas de sofrimento que envolvem pacientes vivendo com HIV. Nesse momento, foi possível a compreensão da dor para além da dimensão física ao estimular um diálogo sobre a estigmatização sofrida por grande parte desse pacientes e a exclusão perante a sociedade ao longo dos anos. Essa reflexão possibilitou uma visão mais ampla e humanizada das adversidades enfrentadas por esses indivíduos durante o tratamento paliativo.

Discussão

Durante o debate os estudantes puderam, de forma profissional e abrangente, aprofundar os conhecimentos sobre pacientes que vivem com HIV em cuidados paliativos. Além de estudar a fisiopatologia desse vírus no corpo humano, os discentes tiveram a oportunidade de focar em narrativas de pacientes e profissionais de saúde, que destacavam, substancialmente, o obstáculo social enfrentado por essa parcela da população, sintomática ou não.

Considerações finais

O debate sobre HIV/AIDS nos Cuidados Paliativos destacou a importância de uma abordagem multidisciplinar para a visão holística do paciente. A integração composta por estudantes de Psicologia, Medicina e Fisioterapia revelou-se fundamental para explorar a complexidade do sujeito que vivencia HIV/AIDS, contribuindo significativamente para desafiar e desconstruir os preconceitos e estigmas que frequentemente prejudicam o tratamento adequado desses pacientes. Logo, recomenda-se a reprodução dessa abordagem em ambiente acadêmico, sendo crucial não apenas para ampliar a compreensão, mas também para aprimorar os cuidados, promovendo uma visão inclusiva e humanizada na saúde.

Palavras Chave

AIDS; HIV; Cuidados Paliativos

Área

Outras áreas

Autores

MARINA DIOGO CABRAL MAIA, SOFIA CORREIA AGUIAR LIMA, NEWTON DIÓGENES PINHEIRO NETO, CLARICE ROCHA VIDAL, WANDERSON OLIVEIRA DE MORAIS, TICIANA MESQUITA DE OLIVEIRA