X Congresso Brasileiro de Cuidados Paliativos

Dados do Trabalho


Título

DISCUSSÃO SOBRE O MANEJO DA DOR EM PACIENTES ONCOLÓGICOS NO CONTEXTO DOS CUIDADOS PALIATIVOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Apresentação do caso

O manejo da dor em pacientes com câncer representa um dos maiores desafios nos Cuidados Paliativos, pois não é apenas uma questão médica, mas também uma necessidade humanitária que envolve aspectos físicos, emocionais, sociais e espirituais do paciente. Ademais, a dor pode ser causada tanto pela doença quanto pelos tratamentos, afetando a qualidade de vida dos pacientes. Durante um módulo sobre Cuidados Paliativos em 2024.1, os membros de um grupo de estudos debateram os diversos aspectos da dor oncológica. Com isso, este relato objetiva expor a experiência de um grupo de estudos, formado por discentes dos cursos de Medicina, Psicologia e Fisioterapia, em um debate sobre câncer e dor nos cuidados paliativos. Em abril de 2024, foi realizado um encontro e debate, de forma a possibilitar um olhar mais amplo da dor do paciente oncológico, a qual envolve parâmetros físicos, mentais e sociais. A princípio, foram mostradas imagens relacionadas ao conceito de câncer e, a partir disso, foi discutido como se dá o processo de aceitação da doença. Temas como “classificação e etiologia da dor oncológica” e “princípios gerais do controle da dor” também foram abordados. Por fim, discutiu-se acerca de sedação paliativa, eutanásia, distanásia e ortotanásia, refletindo esferas como a legislação brasileira e princípios éticos e humanísticos diante do sofrimento humano.

Discussão

Diante da experiência de debater sobre a manifestação da dor em pacientes com câncer, correlacionando-a com os cuidados paliativos, foi notório o crescimento pessoal dos estudantes presentes, por meio da troca de conhecimentos teóricos e de vivências adquiridas na prática profissional. Em vista disso, a discussão sobre esse tema demonstrou ser uma ferramenta valiosa para a formação acadêmica de futuros profissionais da saúde, bem como para a oportunidade de estabelecer um vínculo entre os participantes do debate, que pôde ser fortalecido pelo compartilhamento de ideias e experiências entre os presentes no encontro.

Considerações finais

Os resultados do debate evidenciam a importância de uma abordagem multidisciplinar no tratamento da dor oncológica. A interação entre os membros enriqueceu a compreensão dos aspectos físicos, mentais, sociais e espirituais da dor. Assim, recomenda-se a reprodução dessa experiência em ambientes acadêmicos para aprimorar a formação profissional, melhorar a perspectiva dos alunos e otimizar a abordagem dos cuidados paliativos.

Palavras Chave

Oncologia; Comunicação Interdisciplinar; Cuidados Paliativos

Área

Outras áreas

Autores

MARINA DIOGO CABRAL MAIA, CLARICE ROCHA VIDAL, NEWTON DIÓGENES PINHEIRO NETO, EDUARDA GURGEL MARTINS, VINICIUS CARNEIRO FREITAS, GERÍDICE LORNA ANDRADE DE MORAES