X Congresso Brasileiro de Cuidados Paliativos

Dados do Trabalho


Título

IMPACTOS DA TERAPIA ASSISTIDA COM ANIMAIS NO ALIVIO DA DOR E ANSIEDADE EM PACIENTES PALIATIVOS

Introdução

A terapia assistida com animais (TAA) é um grupo de atividades que incluem animais treinados em ambientes de saúde em busca de um resultado terapêutico específico. Estudos apresentam a TAA como uma abordagem eficaz para promover conforto e bem-estar em pacientes que enfrentam diversas condições de saúde. No entanto, apesar de evidências promissoras, a utilização dessa terapia em pacientes em cuidados paliativos permanece pouco explorada e escassamente documentada na literatura científica.

Objetivo e Método

OBJETIVOS: Identificar prós e contras do uso da TAA em pacientes paliativos e explanar possíveis desfechos como qualidade de vida e controle da dor.

MÉTODOS: Trata-se de uma revisão integrativa, com coleta de dados realizada na base PubMed – MEDLINE (Medical Literature Analysis and Retrieval System Online), empregando termos de pesquisa específicos combinados com o operador booleano "AND": (Animal-Assisted Therapy) AND (Palliative Care), sem filtro de tempo. Para inclusão, foram considerados artigos que abordassem as temáticas propostas e que fossem estudos do tipo revisão, meta-análise ou observacionais, disponíveis em texto completo. Após a aplicação de critérios, foram selecionados 7 trabalhos para compor o corpus final deste estudo.

Resultados

Dos estudos analisados, dois relataram uma redução significativa na dor e desconforto em pacientes sob cuidados paliativos durante sessões de TAA. Três estudos destacaram a diminuição da ansiedade, especialmente em pacientes que eram ou haviam sido tutores de animais, enquanto um estudo apontou que a presença de animais de companhia pode aumentar o sofrimento psicológico em alguns pacientes devido a preocupações com o futuro dos animais. Além disso, um estudo observou redução no estresse fisiológico e queda nos níveis de dor, com aumento do afeto dos pacientes. Em contrapartida, outro estudo ressalta que pacientes com fobias, alergias, problemas respiratórios, ou que utilizem dispositivos médicos internos, podem não se beneficiar da TAA e, nesses casos, é necessário cautela.

Conclusão/Considerações finais

A utilização da terapia assistida com animais apresentou-se como uma potencial alternativa benéfica do sofrimento físico e emocional de pacientes em cuidados paliativos, porém a TAA ainda é pouco utilizada nesse contexto devido há uma falta de comprovações claras e definitivas.

Referências

ENGELMAN, Suzanne R. Palliative care and use of animal-assisted therapy. OMEGA-Journal of Death and Dying, v. 67, n. 1-2, p. 63-67, 2013.

Palavras Chave

Intervenção assistida por animais; Manejo da dor; Qualidade de Vida

Área

Controle de sintomas e qualidade de vida

Autores

ANA CATARINA FALCÃO DE LIMA FERREIRA, LUCAS DE CARVALHO CAPOBIANGO, LUIGGI SCHRAMM TRIGUEIRO, MAYARA GARCIA FEIJÓ, VANESSA FERNANDA FERNANDES RODRIGUES, PATRÍCIA BARBOSA LIMA