X Congresso Brasileiro de Cuidados Paliativos

Dados do Trabalho


Título

RELATO DE EXPERIENCIA: EXPOSIÇAO “CHEGADAS E PARTIDAS: DIGNIDADE AO PARIR. DIGNIDADE AO PARTIR.”

Introdução

A dignidade é considerada um direito humano fundamental, devendo ser respeitada durante o curso da vida. A exposição itinerante e interativa "Chegadas e Partidas" aborda a temática ao explorá-la em dois marcos humanos principais: o nascer e o morrer. Em um contexto em que a morte é frequentemente tratada de maneira impessoal e solitária, e onde o nascimento pode ser cercado de desafios, o evento busca promover a conscientização acerca da importância de garantir que todos tenham acesso a um tratamento digno em ambos os momentos.

Objetivo e Método

OBJETIVOS: Relatar o processo de implementação da exposição, destacando os principais resultados obtidos, para a compreensão de como abordagens iguais a essa podem contribuir para a promoção da dignidade humana em momentos críticos da vida, reforçando a necessidade de uma abordagem mais humanizada.

MÉTODOS: A exposição itinerante, realizada em Manaus-AM, de outubro de 2023 a junho de 2024, envolveu profissionais e discentes das áreas de saúde e humanas. Voltada para a população geral, utilizou recursos multimídia e interativos para abordar os direitos das mulheres durante o parto e os cuidados paliativos, combinando informações científicas, dados estatísticos, experiências visuais e momentos lúdicos.

Resultados

O evento foi realizado em sete locais da cidade de Manaus, atraindo 1.023 visitantes e contando com o apoio de 60 colaboradores. Foram expostas 32 fotografias e oferecidos diversos recursos, como rodas de conversa, capacitações, espaço infantil e cine debates. Os temas abordados incluíram cuidados paliativos, parto humanizado, violência obstétrica e envelhecimento. Além disso, foram disponibilizadas experiências interativas, como o "Baralho das Escolhas Sagradas" e um memorial em cartas. O impacto positivo sobre os visitantes foi confirmado através de diversos recados de apoio e agradecimentos da população.

Conclusão/Considerações finais

A exposição foi eficaz na promoção da dignidade humana, com participação ativa da população, gerou diálogos, conscientização e apoio sobre questões essenciais em momentos críticos da vida. As experiências interativas e as atividades propostas mostraram a importância de um atendimento mais humanizado e empático, reforçando a necessidade de respeito durante o nascimento e a morte.

Referências

MEIRA, M.; FENSTERSEIFER, Liza. Death cafe: um convite para falar sobre a morte em tempos de interdição. Pretextos–Rev Grad Psicol PUC Minas, v. 5, n. 9, p. 275-91, 2020.

Palavras Chave

qualidade de morte; Diálogo sobre a Morte; Parto humanizado

Área

Outras áreas

Autores

ANA CATARINA FALCÃO DE LIMA FERREIRA, LUCAS DE CARVALHO CAPOBIANGO, LUIGGI SCHRAMM TRIGUEIRO, VANESSA FERNANDA FERNANDES RODRIGUES, MAYARA GARCIA FEIJÓ, PATRÍCIA BARBOSA LIMA