Dados do Trabalho
Título
EXTENSAO UNIVERSITARIA COMO PROMOTORA DA LONGITUDINALIDADE NO CUIDADO MULTIDISCIPLINAR A PESSOA IDOSA: UM RELATO DE EXPERIENCIA
Apresentação do caso
O envelhecimento populacional é um fenômeno crescente no Brasil e no mundo, exigindo novas estratégias de atenção à saúde da pessoa idosa. A longitudinalidade no cuidado, relação terapêutica duradoura entre usuário e profissionais de saúde, é essencial para garantir um atendimento de qualidade e promover o bem-estar dessa população. Nesse contexto, a extensão universitária emerge como uma ferramenta de aprendizado e intervenção social, unindo alunos e professores em práticas que conectam teoria e realidade. Este relato descreve a experiência do Projeto de Cuidado Apoiado ao Idoso, que tem como foco o cuidado multidisciplinar de idosos, promovendo a continuidade do cuidado e o desenvolvimento de habilidades profissionais.
Discussão
A atuação do projeto baseia-se na realização de atividades semanais de promoção da saúde à população idosa do bairro Serrinha, em Fortaleza. Para isso, a fim de reforçar o seu caráter multidisciplinar, integram o projeto estudantes das áreas de enfermagem, medicina, psicologia, farmácia, fisioterapia e odontologia com o interesse em aprofundar conhecimentos e desenvolver habilidades acerca da Atenção Primária à Saúde e do trabalho em equipe multiprofissional. Nessa perspectiva, por meio especialmente da realização de visitas domiciliares regulares, é desenvolvido um acompanhamento longitudinal a 35 idosos, o que permite a criação de vínculos e de uma rede de suporte mais sólida e eficaz. Durante as visitas, os estudantes praticam a escuta ativa das queixas, o exame físico, bem como aplicam escalas e questionários pertinentes, a fim de coletar dados importantes que viabilizem o cuidado integral e contínuo. Tal iniciativa promove um cuidado mais personalizado ao longo do tempo, impactando positivamente na prevenção de doenças, na coordenação do cuidado e na adesão aos tratamentos.
Considerações finais
A experiência relatada destaca a extensão universitária como promotora eficaz da longitudinalidade do cuidado, especialmente no contexto do atendimento a pessoas idosas. A interação entre diferentes áreas da saúde e a continuidade no acompanhamento dos idosos mostraram-se fundamentais para a efetividade do cuidado. Assim, recomenda-se a expansão de projetos dessa natureza, a fim de fortalecer a integração entre academia e sociedade na promoção da saúde.
REFERÊNCIAS
BARATIERI, T.; MARCON, S. S. Longitudinalidade do cuidado: compreensão dos enfermeiros que atuam na estratégia saúde da família. Escola Anna Nery, v. 15, n. 4, p. 802–810, 2011.
Palavras Chave
Extensão universitária; envelhecimento; longitudinalidade
Área
Populações
Autores
MILENA BEZERRA DE AMORIM, EMILIE FERREIRA BRAGA, RAYSSA CAMURÇA PEREIRA, LUCCAS SISNANDO DINIZ, FLÁVIA KAROLINE LIMA DE OLIVEIRA , MARCO TÚLIO AGUIAR MOURÃO RIBEIRO