Dados do Trabalho
Título
USO REFLEXIVO DOS DIVERSOS TIPOS DE ARTE NO ENSINO DE CUIDADOS PALIATIVOS: UM RELATO DE EXPERIENCIA NA GRADUAÇAO EM MEDICINA DA IDOMED ALAGOINHAS
Apresentação do caso
A arte é um meio de reflexão das emoções humanas e pode ser uma ferramenta valiosa no desenvolvimento de competências em profissionais de saúde, especialmente em cuidados paliativos, onde é essencial reconhecer e elaborar as emoções dos pacientes, familiares e profissionais envolvidos. Com base nisso, foi proposto aos alunos do 5º ao 8º período de Medicina da Faculdade IDOMED Alagoinhas a correlação entre uma obra de arte e os conteúdos abordados durante o semestre na disciplina de Cuidados Paliativos. Foram selecionadas obras de diferentes expressões artísticas, abordando a finitude de forma explícita ou implícita, e cada aluno recebeu uma obra no início do semestre. Ao final, deveriam entregar uma resenha curta (até 2.500 caracteres), contendo informações relevantes sobre a obra (como biografia do autor ou contexto histórico), aspectos que se correlacionassem com os temas discutidos ao longo do curso e o impacto emocional da obra sob a ótica dos cuidados paliativos. Foram entregues 10 resenhas (83% de adesão) pelos alunos, com análises de filmes, pinturas, teatro, dança, romance e música. Após o semestre, os alunos deram feedback estruturado, relatando impacto positivo tanto na formação pessoal quanto professional.
Discussão
O uso de intervenções estéticas, como discutido por Turton BM et al., foi avaliado em 138 trabalhos e incluiu categorias como artes visuais, narrativas, filmes, performances dramáticas e música/dança. Essa abordagem, embora não tenha evidência sólida de impacto a longo prazo na prática clínica, demonstrou benefícios na reflexão social e autorreflexão, proporcionando prazer, estímulo à imaginação e um espaço seguro para reflexão. Outros trabalhos, como o de Centeno C et al., também indicam que o uso de arte pode influenciar positivamente a percepção dos alunos sobre questões cruciais dos cuidados paliativos, como a tomada de decisões compartilhadas e a incerteza prognóstica.
Considerações finais
A formação médica está evoluindo para incluir empatia e comunicação compassiva, mas o modelo tradicional ainda é insuficiente. Portanto, a experiência relatada abre espaço para que intervenções estéticas sejam mais estudadas e integradas ao ensino médico, baseando-se em evidências científicas de qualidade.
Palavras Chave
Cuidados paliativos Bioética Ensino Médico Competências; Educação sobre o tema; Cuidados Paliativos Profissionais de Saúde Formação
Área
Outras áreas
Instituições
IDOMED ALAGOINHAS - Bahia - Brasil, ONCOCLÍNICAS - Minas Gerais - Brasil
Autores
JULIANA CASTRO SOLANO MARTINS, AMANDA PIFANO SOARES FERREIRA, ANA FLÁVIA SANTOS CORTES, MARIA VITÓRIA PIRES ANDRADE