X Congresso Brasileiro de Cuidados Paliativos

Dados do Trabalho


Título

O IMPACTO DA REUNIAO MULTIPROFISSIONAL PARA A ELABORAÇAO DO PLANO TERAPEUTICO SINGULAR DOS PACIENTES EM CUIDADOS PALIATIVOS EM UM HOSPITAL DE LONDRINA-PR: UM RELATO DE EXPERIENCIA

Introdução

Os cuidados paliativos visam melhorar a qualidade de vida de pacientes com doenças graves e potencialmente ameaçadoras à vida. A realização de reuniões multiprofissionais é fundamental para oferecer um atendimento abrangente e personalizado, criando planos de cuidado integrados que atendem às necessidades individuais dos pacientes e garantem um tratamento coordenado e eficaz.

Objetivo e Método

Relatar o impacto da reunião multiprofissional na elaboração dos planos terapêuticos singulares dos pacientes internados na enfermaria de cuidados paliativos de um hospital público na cidade de Londrina-PR.

Resultados

Em 2024, a autora começou a trabalhar na enfermaria de cuidados paliativos, onde as reuniões multiprofissionais eram esporádicas. Diante da crescente demanda de dúvidas por parte da equipe multiprofissional, a coordenadora da equipe instituiu duas reuniões semanais fixas para discutir os casos com a equipe, composta por profissionais de enfermagem, fisioterapia, farmácia, nutrição e o médico diarista, sob a liderança da psicologia ou serviço social. Inicialmente, o foco era em esclarecer dúvidas sobre condutas, mas com o tempo os profissionais se familiarizaram com os cuidados paliativos, permitindo que as reuniões se concentrassem na discussão de casos e na elaboração de planos terapêuticos individuais. Isso resultou em maior integração e segurança entre os membros da equipe, que se sentiram mais confiantes ao interagir com os familiares dos pacientes.

Conclusão/Considerações finais

A instituição de reuniões multiprofissionais em dias fixos demonstrou ser altamente benéfica para o serviço de cuidados paliativos do hospital. Ao promover encontros regulares e estruturados, a equipe desenvolveu um diálogo mais alinhado e coeso, o que resultou em uma comunicação mais eficaz e segura com os pacientes e seus acompanhantes. Essa abordagem sistemática não apenas melhorou a coordenação do atendimento e a confiança entre os profissionais, mas também proporcionou um suporte mais consistente e empático para as famílias. Embora a prática possa parecer simples, sua importância é significativa, especialmente para mitigar o risco de luto patológico nos familiares, ajudando-os a lidar com a perda de forma mais saudável antes e após o falecimento dos pacientes.

Referências

Feldman, S. M., & Ersek, M. (2018). The role of interdisciplinary teams in palliative care: An integrative review. Journal of Palliative Medicine, 21(1), 45-52. doi:10.1089/jpm.2017.0277.

Boyd, K., Murray, S. A., Kendall, M., Worth, A., & Benton, T. F. (2010). Palliative care in chronic illness: multidisciplinary teamwork. Journal of the Royal College of Physicians of Edinburgh, 40(2), 125-127.

Norton, S. A., & Bowers, B. J. (2001). Working toward consensus: Providers’ strategies to shift patients from curative to palliative treatment choices. Research in Nursing & Health, 24(4), 258-269.

Palavras Chave

Palliative Care; Decision making; Interdisciplinary team

Área

Outras áreas

Autores

MARIA ELIZA FARIA, MARLON MOURA DOS SANTOS, BEATRIZ ZAMPAR