X Congresso Brasileiro de Cuidados Paliativos

Dados do Trabalho


Título

IMPORTANCIA DO PREPARO DA ENFERMAGEM NA COMUNICAÇAO DE MAS NOTICIAS EM CUIDADOS PALIATIVOS: REVISAO INTEGRATIVA

Introdução

Em cuidados paliativos, a boa habilidade de comunicação de más notícias é indispensável ao profissional, especialmente à Enfermagem, para cuidar do paciente e família, requerendo diálogo franco, esclarecedor, empático e de suporte, bem como escuta ativa, silêncio atento, escolha cuidadosa de palavras e comportamentos, visando o apoio na resolução de problemas, identificar e fazer os encaminhamentos necessários.

Objetivo e Método

Objetivo: Analisar a produção científica sobre a importância do preparo da Enfermagem na comunicação de más notícias em cuidados paliativos. Trata-se do resultado de trabalho de conclusão do curso de Enfermagem cujo método foi uma Revisão Integrativa. Os dados foram coletados no período de julho a agosto de 2023, nas bases de dados Medline, Lilacs, Scopus e Web Of Science, usando descritores: cuidados paliativos (palliative care), comunicação de más notícias (breaking bad news) e enfermagem de cuidados paliativos (palliative nursing).Para descrição da busca dos artigos foi utilizado o método PRISMA. Os critérios de inclusão foram:artigos publicados no período de 2013 a 2023, nos idiomas português, inglês e espanhol; completos, disponíveis nas bases de dados mencionadas e que respondem a pergunta norteadora: qual a importância do preparo da enfermagem na comunicação de más noticias em cuidados paliativos?Foram atribuídos níveis de evidência para os estudos da amostra conforme proposta do Joanna Briggs Institute.

Resultados

Foram encontrados 397 estudos, sendo incluídos como amostra final treze(13) artigos. Observou-se que a maior frequência de publicações ocorreu em 2021, com 05 (38,5%) artigos. Quanto ao país de origem, pode-se observar que a maioria (n=7; 53,8%) foram realizados no Brasil, seguido do Reino Unido (n=3; 23,1%), Portugal (n=1; 7,69%), Índia (n=1; 7,69%) e Paquistão (n=1; 7,69%), sendo a LILACS, a base de dados com maior parte dos artigos incluídos (n=7; 53,8%). Os estudos foram classificados em sua maioria, no nível de evidência 4, variando entre os níveis 4c (n=7; 53,8%) e 4a (n=2;15,4%). Os estudos abrangeram importância de métodos eficazes de comunicação, como transmitir notícias difíceis, formação de enfermagem e outros.

Conclusão/Considerações finais

Os achados dessa pesquisa permitiram identificar que vem sendo difundidas, nos últimos anos, mais pesquisas sobre comunicação em cuidados paliativos e a necessidade de investir na formação do enfermeiro e em capacitação, incluindo uso de protocolos e técnicas apropriadas de comunicação de má notícias em cuidados paliativos.

Referências

ACADEMIA NACIONAL DE CUIDADOS PALIATIVOS (ANCP). Competências da(o) Enfermeira(o) Especialista Em Cuidados Paliativos No Brasil. 1 ed., p. 14-38, 2022. Disponível em: https://paliativo.org.br/blog/ancp-lanca-competencias-enfermeira-especialista-cuidados-paliativos-brasil. Acesso em: 12 abr. 2023.

INSTITUTE TJB. Joanna Briggs Institute Reviewers' Manual: 2014 Edition. [Internet]. Adelaide: Joanna Briggs Institute; 2014. Disponível em: http://joannabriggs.org/assets/docs/sumari/ReviewersManual-2014.pdf. Acesso em: 23 out. 2023.

Palavras Chave

Cuidados Paliativos; Comunicação de más notícias; Enfermagem de Cuidados Paliativos na Terminalidade da Vida

Área

Outras áreas

Autores

PATRÍCIA SERPA SOUZA BATISTA, MAYARA TALITA FARIAS QUEIROZ, CIZONE MARIA CARNEIRO ACIOLY, ADRIANA MARQUES PEREIRA MELO ALVES, FRANCILEIDE ARAÚJO RODRIGUES