Dados do Trabalho
Título
A VISITA DOMICILIAR COMO FERRAMENTA DE CONTINUIDADE DO CUIDADO EM CUIDADOS PALIATIVOS ONCOLOGICOS
Introdução
Os cuidados paliativos (CP) devem ser ofertados nos diferentes níveis de assistência, visando a garantia da integralidade e continuidade do cuidado com dignidade e respeito as necessidades de cada paciente. Nesse contexto, a assistência domiciliar integra a rede de cuidados aos pacientes em cuidados paliativos oncológicos, proporcionando o acompanhamento após a alta hospitalar aos pacientes e familiares que necessitam de suporte biopsicossocial e espiritual durante todas as etapas do processo. Os cuidados são mediados pela equipe multiprofissional, objetivando orientar e acolher os cuidadores e/ou familiares, a fim de proporcionar ao paciente maior qualidade em sua respectiva condição.
Objetivo e Método
Objetivo: Descrever a atuação do profissional de enfermagem no Serviço de Assistência Domiciliar de um hospital de referência em oncologia. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, com abordagem qualitativa do tipo relato de experiência durante o cenário de prática de enfermeiros integrantes da residência multiprofissional em cuidados paliativos realizado no serviço de assistência domiciliar.
Resultados
As visitas do serviço de assistência domiciliar são realizadas semanalmente ou conforme a necessidade do paciente, sendo que os pacientes em fase final de vida apresentam maiores demandas relacionadas ao agravamento de sintomas e aparecimento de novos. Nesse contexto, o enfermeiro (a) juntamente com a equipe multiprofissional, realiza a avaliação contínua da performance clínica, gerenciando o cuidado a partir das necessidades biopsicossocial e espirituais. Acompanha-se o controle dos principais sintomas, atentando-se para a eficácia da analgesia realizada e demais condutas farmacológicas e não farmacológicas para os sintomas apresentados. Ademais, são avaliadas as alterações da pele, nutricionais, fisiológicas e neurológicas, cuidados com sondas e drenos, manejo de feridas oncológicas e/ou lesão por pressão. Inclui-se também o suporte aos familiares e cuidadores que estão diariamente ao lado do paciente, esclarecendo dúvidas sobre as mudanças presentes e alinhamento de cuidados. Nesse momento, é essencial avaliar quais medidas estão sendo benéficas, para evitar obstinação terapêutica, além de orientações de como proceder após o óbito.
Conclusão/Considerações finais
A visita domiciliar promove a continuidade do cuidado, possibilitando a avaliação da eficácia das medidas realizadas e a identificação de novas demandas que podem aparecer no decorrer da progressão da doença.
Referências
Silva AE, Melo VL, Guadalupe MA, Santos TBE dos, Silveira LC da. Perfil dos atendimentos em cuidados paliativos pelo Serviço de Atenção Domiciliar de Divinópolis-MG. Rev Bras Med Fam Comunidade [Internet];18(45):3528.
Palavras Chave
Cuidados paliativos oncologicos; Serviço de Assistência Domiciliar; assistência de enfermagem
Área
Modalidades de atendimento
Instituições
Hospital Ophir Loyola - Pará - Brasil
Autores
DANDARA DE FÁTIMA RIBEIRO BENDELAQUE, KAMILLE MARTINS DE OLIVEIRA, MARIA MARGARIDA COSTA DE CARVALHO, DAYARA DE NAZARE ROSA DE CARVALHO