Dados do Trabalho
Título
CAPACITAÇÃO DE ACS DE SANTA ISABEL - GO PARA IDENTIFICAÇÃO DE PACIENTES POSSIVELMENTE ELEGÍVEIS AOS CUIDADOS PALIATIVOS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: INSTRUMENTO PARA LEVANTAMENTO DE DEMANDA EM CUIDADOS PALIATIVOS
Apresentação do caso
Frente ao progressivo envelhecimento populacional concomitante a maior incidência de doenças crônico- degenerativas e, por conseguinte a crescente demanda em cuidados paliativos, é notório a necessidade de organização dos sistemas de saúde para a absorção destes pacientes. Observa-se que o cuidado integral ao usuário na Atenção Primária à Saúde converge com os princípios dos Cuidados Paliativos. Porém, é percebida a fragilidade do conhecimento dos profissionais da Atenção Primária à Saúde sobre a temática e identificação correta de pacientes elegíveis aos Cuidados Paliativos, surgindo, desta foram a demanda de capacitar e instrumentalizar os profissionais para a assistência segura ao paciente. Os objetivos deste projeto foram instrumentalizar os agentes comunitários de saúde de Santa Isabel - GO, para identificação segura de pacientes possivelmente elegíveis aos cuidados paliativos; e a elaboração de uma ferramenta para norteá-los no levantamento da demanda. O formulário foi elaborado com base em dois instrumentos reconhecidos mundialmente o NECPAL-BR (Necessidades Paliativas) e SPICT-BR (Supportive and Palliative Care Indicators Tool), em conjunto com a Pergunta Surpresa e a meta 1 em Segurança do Paciente.
Discussão
Posteriormente, aconteceu a pactuação com a gestão municipal; reunião com os agentes comunitários de saúde para elucidar sobre a importância do tema e a atuação dos agentes, bem como a apresentação sobre cuidados paliativos e a utilização do instrumento de levantamento de demanda. Os objetivos foram alcançados com a capacitação e instrumentalização dos agentes comunitários de Santa Isabel, estes aplicaram em sua prática o instrumento. Como desdobramento o instrumento será validado e adotado pelo Estado de Goiás para o levantamento da demanda de cuidados paliativos na atenção primária à saúde.
Considerações finais
É importante considerar o agente comunitário de saúde como ator no processo de transformar os paradigmas dentro da saúde pública; a necessidade de incluir cuidados paliativos na educação permanente em saúde, bem a transversalidade com a segurança do paciente; a sensibilidade da gestão em permitir que os temas citados sejam inseridos no contexto da Atenção Primária à Saúde de forma efetiva. Outro ponto importante é a forma de organização da rede da atenção primária para absorver a demanda em cuidados paliativos, devido a muitas metas a cumprir, subsídios escassos para desenvolvê-las e dimensionamento de equipes não satisfatórios.
Palavras Chave
Cuidados Paliativos; Levantamento de Demanda;
Área
Outras áreas
Instituições
Secretaria Municipal de Saúde - Goiás - Brasil, Secretaria Municipal de Saúde - Goiás - Brasil
Autores
CRISTIANE RUFINO DOS SANTOS CASTRO, ELOÍSA PEREIRA DE AZEVEDO LIÉGIO, ALEXANDRE ERNESTO SILVA