Dados do Trabalho
Título
ASSOCIAÇAO ENTRE PALLIATIVE PERFORMANCE SCALE E TEMPO DE SOBREVIDA DE PACIENTES COM CANCER EM CUIDADOS PALIATIVOS
Introdução
Entre as doenças que requerem cuidados paliativos, o câncer (34,0%) ocupa a segunda posição. Em se tratando de doença oncológica, o tratamento paliativo assume caráter de transição quando associado a tratamentos sistêmicos para controle da doença e/ou sintomas. A capacidade funcional dos pacientes com câncer em paliativo pode ser avaliada para permitir que o cuidado seja proporcional à condição clínica e prognóstico.
Objetivo e Método
Verificar a associação entre a capacidade funcional pela Palliative Performance Scale e o tempo de sobrevida de pacientes com câncer em cuidados paliativos de transição. Trata-se de um estudo transversal, com pacientes ≥18 anos do ambulatório de cuidados paliativos de transição em um Centro de Alta Complexidade em Oncologia, no Rio Grande do Norte. Após aprovação do comitê de ética, foram coletados o Palliative Performance Scale para definir o desempenho funcional e o tempo de sobrevida (dias), no período de janeiro de 2022 a março de 2023. A avaliação funcional foi realizada na primeira consulta médica paliativista, enquanto dados sobre o tempo de sobrevida foram coletados no prontuário eletrônico do paciente. Para associar o Palliative Performance Scale com o tempo de sobrevida, foi aplicado o teste de Kruskal-Wallis.
Resultados
A amostra foi composta por 41 pacientes, com predominância do gênero feminino (51,2%) e idade média de 70 anos. O câncer de cabeça e pescoço (19,5%) e gastrointestinais (19,5%) foram os mais prevalentes, sendo mais de 70% metastáticos. Observou-se o tempo médio de sobrevida de 90 dias (57,5%), maior frequência de níveis de Palliative Performance Scale 60% e 50% (56,1%), evidenciando comprometimento funcional. Dos pacientes incluídos, 63,4% foram a óbito. Não foram observadas associações entre Palliative Performance Scale e o tempo de sobrevida.
Conclusão/Considerações finais
Estudos futuros com amostras maiores e homogêneas são necessários para esclarecer possíveis associações entre Palliative Performance Scale e tempo de sobrevida dos pacientes com câncer em cuidado paliativo de transição, possibilitando plano de cuidado proporcional às necessidades desses pacientes, evitando a manutenção de terapêuticas fúteis.
Referências
Leiros ETSPS, da Silva LGS, de Carvalho Gomes C, de Sousa Dantas JCA, Lopes MMGD. Association between Palliative Performance Scale and nutritional aspects in individuals with cancer in exclusive palliative care. Clin Nutr ESPEN. 2022.
Palavras Chave
Cuidados Paliativos; Oncologia
Área
Controle de sintomas e qualidade de vida
Autores
ALINE ALVES SOARES, MENILLA MARIA ALVES MELO, BÁRBARA TEIXEIRA CAMPOS NEGREIROS, LAURA PORTO MENDES, SUELLEN KATHARINE ANDRADE FEITOSA