Dados do Trabalho
Título
PERFIL CLINICO E SOCIODEMOGRAFICO DOS PACIENTES INSCRITOS NO SERVIÇO DE CUIDADOS PALIATIVOS DE UM HOSPITAL TERCIARIO DO ESTADO DE SAO PAULO
Introdução
Em maio deste ano, o Brasil instituiu a Política Nacional de Cuidados Paliativos (PNCP). Um dos princípios da PNCP é: “ofertar Cuidados Paliativos (CP) em todo ciclo de vida, de forma indistinta, para pessoas em sofrimento por qualquer condição clínica que ameace a continuidade da vida”. Baseado nesse princípio, para promover um modelo de atenção em saúde focado nas necessidades da pessoa cuidada e de sua família, faz-se necessário compreender o perfil dos pacientes atendidos nos serviços de saúde.
Objetivo e Método
Descrever o perfil clínico demográfico dos pacientes inscritos no serviço de Cuidados Paliativos de um hospital terciário do Estado de São Paulo.
Trata-se de um estudo transversal, quantitativo, descritivo que utilizará um banco de dados de pacientes inscritos no setor de Cuidados Paliativos, no ano de 2023. Entre esses dados serão analisados: sexo, idade, doença de base, especialidade que encaminhou, a funcionalidade de acordo com a escala do Palliative Performance Escale (PPS) e a distância que moram em relação a área de abrangência do serviço de Cuidados Paliativos. Os dados serão coletados respeitando a confidencialidade dos pacientes. Cada indivíduo do estudo terá um código alfanumérico: D1, D2, D3 etc.
Resultados
Em 2023 foram inscritos 331 pacientes no setor de Cuidados Paliativos, destes foram analisados os dados de 289 pacientes.
Foi observado um predomínio de pacientes do sexo feminino (55,1%), com um predomínio de pacientes entre 61-70 anos.
Destes pacientes inscritos, as doenças de base mais prevalentes foram neoplasia de mama e neoplasia de próstata, seguidos por neoplasia de pulmão e cólon.
As especialidades que mais encaminharam pacientes para o setor de CP foram: Oncologia, seguida por Cabeça e Pescoço, Doenças do Aparelho Respiratório, Clínica Médica e Ginecologia.
Ao analisarmos o Palliative Performance Escale dos pacientes no momento da inscrição, foi observado um predomínio de PPS 50%.
Com relação à área de abrangência foi observado que mais da metade dos inscritos estavam dentro da área de cobertura da equipe de Cuidados Paliativos.
Conclusão/Considerações finais
Estabelecer o perfil dos pacientes atendidos no setor de Cuidados Paliativos, pode permitir uma melhor estruturação do serviço frente a demanda de cuidados e consequentemente uma melhor assistência em saúde.
Referências
1. Política Nacional de Cuidados Paliativos - Portaria GM/MS Nº 3.681, DE 7 DE MAIO DE 2024 - Ministério da Saúde;
2. BASTOS, Bárbara Rafaela et al. Perfil sociodemográfico dos pacientes em cuidados paliativos em um hospital de referência em oncologia do estado do Pará, Brasil. Revista Pan-Amazônica de Saúde, v. 9, n. 2, p. 31-36, 2018.
Palavras Chave
Cuidados Paliativos; Avaliação de perfil de pacientes em cuidados paliativos
Área
Populações
Instituições
Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual de São Paulo - São Paulo - Brasil
Autores
CAROLINE MATUCCI SARAIVA, CAROLINA GUEDES, ANDERSON LIZARDO DA SILVA, CESAR M. R. GALLERANI, MARILIA M. MOURA, LAURA DOS ANJOS FARIA LEMOS