X Congresso Brasileiro de Cuidados Paliativos

Dados do Trabalho


Título

PERFIL DOS PACIENTES ACOMPANHADOS PELO SERVIÇO DE CUIDADOS PALIATIVOS DE UM HOSPITAL TERCIARIO EM FORTALEZA-CE

Introdução

OS CUIDADOS PALIATIVOS (CP) SÃO UMA ABORDAGEM MULTIDISCIPLINAR FOCADA NA MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA DE PACIENTES E FAMILIARES POR MEIO DA PREVENÇÃO E ALÍVIO DO SOFRIMENTO. OS SERVIÇOS DE CP DEVEM ESTAR UNIVERSALMENTE DISPONÍVEIS E INTEGRADOS EM TODOS OS NÍVEIS DE ATENÇÃO À SAÚDE, COMO HOSPITAIS GERAIS, EMERGÊNCIAS,CENTROS DE REABILITAÇÃO, INSTITUIÇÕES DE LONGO PRAZO, PROGRAMAS COMUNITÁRIOS E ATENDIMENTO DOMICILIAR. NO CEARÁ, OS CP SÃO RECENTES, GANHANDO FORÇA NA ÚLTIMA DÉCADA. PORÉM, A ASSISTÊNCIA TIPO HOSPICE AINDA É INEXISTENTE E HÁ NECESSIDADE DO FORTALECIMENTO DA INTERAÇÃO COM A ATENÇÃO DOMICILIAR.

Objetivo e Método

OBJETIVO: ANALISAR O PERFIL DOS PACIENTES DO SERVIÇO DE CP DE UM HOSPITAL TERCIÁRIO NO CEARÁ NO ANO DE 2023. MÉTODO: TRATA-SE DE UM ESTUDO TRASNVERSAL E DESCRITIVO QUE AVALIOU O PERFIL DOS PACIENTES INTERNADOS EM UM HOSPITAL NO ESTADO DO CEARÁ ASSISTIDOS PELO CP NO PERÍODO DE 2023. PARA ISSO, ANALISOU-SE OS DADOS DE FAIXA ETÁRIA, SEXO, RELIGIÃO, ESTADO CIVIL, ESCOLARIDADE, PROCEDÊNCIA, RENDA FAMILIAR, PERFIL DIAGNÓSTICO BEM COMO O PALLIATIVE PERFORMANCE SCALE DA ADMISSÃO POR MEIO DA BASE DE DADOS DO REDCAP ( RESEARCH ELETRONIC DATA CAPTURE) DO SERVIÇO. EM SEGUIDA, OBTEU-SE O RESULTADO E A CONCLUSÃO.

Resultados

FORAM ANALISADOS 262 PACIENTES, EVIDENCIANDO-SE UM PREDOMÍNIO DO SEXO MASCULINO (52%) E DA FAIXA ETÁRIA DOS 60 A 69 ANOS (26%). A RELIGIÃO PREVALENTE FOI A CATÓLICA (62%) SEGUIDA PELA EVANGÉLICA (24%) E, EM RELAÇÃO AO ESTADO CIVIL, 43% ERAM CASADOS, 30% SOLTEIROS E 19% VIÚVOS. NA ESCOLARIDADE, PREVALECEU O ENSINO FUNDAMENTAL INCOMPLETO (35%) E O COMPLETO (16%) SEGUIDOS PELO ENSINO MÉDIO COMPLETO (15 %) E OS ALFABETIZADOS (15%), REVELANDO-SE APENAS 2% COM ENSINO SUPERIOR. ALÉM DISSO, 64% ERAM DE FORTALEZA, 32% DE OUTROS MUNICÍPIOS DO CEARÁ E 4% DE OUTROS ESTADOS. A RENDA FAMILIAR PREDOMINANTE FOI DE ATÉ 1 SALÁRIO MÍNIMO (SM) COM 40%, 32% COM ATÉ 2 SM E APENAS 3% COM MAIS DE 3 SM. O PERFIL DIAGNÓSTICO ONCOLÓGICO FOI PREVALENTE (56%), COM PREDOMÍNIO DO TRATO GASTROINTESTINAL E HEMATOLÓGICO (16%). EM RELAÇÃO AO PALLIATIVE PERFORMANCE SCALE (PPS) DA ADMISSÃO, PREDOMINOU O PPS DE 10 % (29%), SEGUIDO PELO PPS DE 30% (18%) E O DE 50% (18%). SOMENTE 14% TINHAM O PPS IGUAL OU ACIMA DE 60%.

Conclusão/Considerações finais

HÁ UMA PREVALÊNCIA DE IDOSOS, SEXO MASCULINO, PROCEDENTES DE FORTALEZA, CASADOS, CATÓLICOS, COM BAIXA RENDA E ESCOLARIDADE. O PERFIL ONCOLÓGICO FOI PREVALENTE BEM COMO A ADMISSÃO COM O PPS IGUAL OU MENOR DE 50%, EVIDENCIANDO A SOLICITAÇÃO TARDIA DOS PARECERES.

Referências

1.GOMES, J.M.A. ET AL. IMPLEMENTAÇÃO DE UM SERVIÇO DE CUIDADOS PALIATIVOS EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO. DESAFIOS E PERSPECTIVAS. HOS PAL MED INT JNL. 2018;2(4):267-270.

2.MAIA, M.A.D.Q; LOURINHO, L.A; SILVA K.V. COMPETÊNCIAS DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE EM CUIDADOS PALIATIVOS NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA ADULTO. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT. 2021; 10(5).

3.BATISTA, G.D.A; DE ALENCAR, M.S; GONDIM, A.S. A EXPERIÊNCIA DE PALIAR E DE CUIDAR NO MAIOR HOSPITAL TERCIÁRIO DO CEARÁ. CADERNOS ESP, CEARÁ. 2021; 15(1): 63-67.

Palavras Chave

HOSPITAL TERCIÁRIO; CEARÁ; Cuidados Paliativos

Área

Outras áreas

Instituições

HOSPITAL UNIVERSITÁRIO WALTER CANTÍDIO - Ceará - Brasil

Autores

JULIANA LEÃO MOREAS, LARA RIBEIRO SANTIAGO FREITAS, ROBERTA COSTA AQUINO DE ALCANTARA, LUCIANA LEITE DE FIGUEIREDO MAGALHÃES, MEIRE TÁSSIA DA CUNHA , MARIA VANESSA TOME BANDEIRA DE SOUSA