Dados do Trabalho
Título
DESENVOLVIMENTO DE UM GUIA DIDATICO INSTRUCIONAL SOBRE CUIDADOS PALIATIVOS VOLTADO PARA O MEDICO RESIDENTE
Introdução
Introdução: A prática dos cuidados paliativos (CP) tem se tornado essencial para a execução da atenção integral ao paciente, impulsionada, principalmente, pelo aumento da longevidade e, consequentemente, pelo número de doenças crônicas potencialmente ameaçadoras à vida, como o câncer. Apesar dessa crescente necessidade, muitos médicos durante a residência se sentem inseguros em saber quando indicar cuidados paliativos para seus pacientes ou em realizar um plano terapêutico voltado para o controle de sintomas. Isso é decorrente de o ensino dos cuidados paliativos na graduação e nos programas de residência médica, no Brasil e no mundo, ainda ser escasso e insuficiente para promover o desenvolvimento adequado de competências relacionadas ao tema. Por isso, em paralelo a discussões internacionais sobre o ensino de cuidados paliativos, a Associação Europeia de Cuidados Paliativos (EAPC) sugeriu uma lista de competências a serem desenvolvidas pelos alunos das escolas médicas e residentes médicos em formação.
Objetivo e Método
Objetivos: Desenvolver um guia didático instrucional que aborde temas introdutórios fundamentais em cuidados paliativos, destinado a residentes médicos em formação.
Resultados
Inicialmente, foi elaborado o plano de conteúdo do guia, que foi estruturado com base nas recomendações da EAPC para o desenvolvimento curricular da disciplina de medicina paliativa para a graduação médica, sendo adaptado para a realidade do médico residente. Os temas escolhidos foram divididos em quatro capítulos que seguem uma sequência lógica de aprendizado: I - Introdução aos cuidados paliativos; II - Identificação de pacientes com demandas de cuidados paliativos e ferramentas prognósticas; III - Manejo dos principais sintomas em cuidados paliativos e IV – comunicação de más notícias em cuidados paliativos. Todos os capítulos foram escritos por especialistas em cuidados paliativos e educação médica, utilizando-se como referências manuais, livros e artigos nacionais e internacionais sobre o assunto.
Conclusão/Considerações finais
Em face de o teor curricular em CP ainda se demostrar insuficiente durante a especialização médica, torna-se imprescindível introduzir na grade curricular dos programas de residência ferramentas de ensino básico em CP, como o guia produzido por esse trabalho, a fim de que os especialistas em formação possam atingir as competências esperadas e, assim, melhorar a qualidade da assistência aos pacientes em fase terminal.
Referências
1. Ibrahim H Thana Harhara T. Palliative care training: a national study of internal medicine residency program directors in the United Arab Emirates. BMC Palliat Care. 2022; 1;21(1):44.
2. Malta R, Rodrigues B, Priolli DG. Paradigma na Formação Médica: Atitudes e Conhecimentos de Acadêmicos sobre Morte e Cuidados Paliativos. Revista Brasileira de Educação Médica. 2018; 42(2):34-44.
3. Elsner F, Centeno C, Cetto G, Conno F, Ellershaw J, Eychmuller S, Filber M, Larkin P, Mason S. Recommendations of the European Association for Palliative Care (EAPC) For the Development of Undergraduate Curricula in Palliative Medicine At European Medical Schools. Milão: EAPC (European Association for Palliative Care); 2013.
4. Gamondi C, Larkin P, Payne S. The European Association for Palliative Care (EAPC). Core competencies in palliative care: an EAPC White Paper on palliative care education – part 1. Eur J Palliat Care. 2013; 20(2):86-91.
Palavras Chave
Educação Médica; Cuidados Paliativos; Ensino Médico Competências
Área
Outras áreas
Instituições
Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira - Pernambuco - Brasil
Autores
BRUNO LIMAVERDE VILAR LOBO, JOSÉ ROBERTO DA SILVA JÚNIOR, MATHEUS MARTINS DE SOUSA DIAS, ZILDA DO REGO CAVALCANTI, MARIA JÚLIA GONÇALVES DE MELLO