X Congresso Brasileiro de Cuidados Paliativos

Dados do Trabalho


Título

A ABORDAGEM DA DIMENSAO ESPIRITUAL: UMA NECESSIDADE DE PACIENTES E FAMILIARES EM CUIDADOS PALIATIVOS? UM ESTUDO TRANSVERSAL

Introdução

A provisão do cuidado espiritual é parte intrínseca das boas práticas em Cuidados Paliativos(CP), segundo a Organização Mundial de Saúde, e os estudos têm demonstrado que a espiritualidade é utilizada por pacientes e familiares como fonte de construção de sentido e recurso de enfrentamento de situações de sofrimento(1).

Objetivo e Método

Este estudo teve como objetivo evidenciar os recursos e necessidades psico-espirituais de pacientes e familiares em CP e propor diretrizes sobre como e quando acessar os recursos e as necessidades espirituais dos pacientes e seus familiares.
O método de pesquisa foi de natureza quantitativa, de tipo survey, de corte transversal (a coleta de dados ocorre em um só momento), classificada como descritiva.

Resultados

Participaram deste estudo 59 pacientes em tratamento médico e 50 familiares, em hospitais de uma cidade de grande porte. Os diagnósticos com maior prevalência foram: insuficiência cardíaca, câncer de pulmão, câncer de mama, câncer de útero, câncer de próstata e doença renal crônica. A média de idade dos/as participantes foi de 59,2 anos. Desses, 65,1% são do sexo feminino e 34,9% sexo masculino.
Durante a pesquisa, 81,6% dos participantes afirmaram que não foram questionados pela equipe de saúde acerca de assuntos religiosos ou espirituais. Quando avaliados sobre o desejo de uma abordagem sobre questões espirituais pela equipe médica, 70,6% dos participantes responderam que possuem esse desejo e 21,2% responderam que não. A dimensão central da religiosidade mais prevalente foi do tipo “Prática privada” (M=4,69), que contempla práticas relacionadas a oração e meditação.

Conclusão/Considerações finais

Através deste estudo foi possível evidenciar que a espiritualidade é um importante recurso utilizado pelos pacientes e familiares no enfrentamento da situação de sofrimento advindo da doença. O Sistema Único de Saúde do Brasil orienta como um direito de todos os pacientes que se enquadrem em Cuidados Paliativo: um cuidado interdisciplinar, enxergando a pessoa como um ser integral, que possui necessidades bio-psico-sociais e espirituais de cuidado.
Conclui-se como desdobramento dos resultados levantados que se faz necessária a qualificação dos profissionais da saúde para que sejam capazes de integrar a espiritualidade nos CP.

Referências

1. PUCHALSKY, C. et al. Overview of spirituality in palliative care. UpToDate, jun. 8, 2016. NOLAN S, SALTMARSH P, LEGET C. Spiritual care in palliative care: Working towards an EAPC task force. EJPC. 2011;18(2):86-89

Palavras Chave

Espiritualidade; Cuidador Familiar; Humanização do Cuidado

Área

Outras áreas

Autores

LIVIA MARTINS SANTOS, MARY RUTE GOMES ESPERANDIO