Dados do Trabalho
Título
TERAPIA ASSISTIDA POR ANIMAIS: POSSIBILIDADES EM UM SERVIÇO PÚBLICO DE CUIDADOS PALIATIVOS ONCOLÓGICO NA REGIÃO NORTE
Apresentação do caso
O projeto da TAA incorporado às atividades do hospital tem a finalidade de favorecer a comunicação, o resgate dos vínculos que se distanciam no processo de institucionalização, garantir uma assistência integral, encorajar e estimular recursos de enfrentamento diante da hospitalização e terapêutica, assim como a expressão de emoções. Alguns critérios foram definidos para viabilidade, como carteira de vacinação atualizada, autorização expressa do médico responsável pelo paciente e laudo do veterinário atestando condições de saúde do animal.
Discussão
Segundo a definição da Organização Mundial da Saúde (OMS), de 2002 e reafirmada em 2017, os principais objetivos em cuidados paliativos são a promoção de qualidade de vida de pacientes e familiares, que enfrentam doenças ameaçadoras à vida, prevenindo e aliviando o sofrimento através de uma identificação precoce, avaliando e tratando da dor de forma global, sendo considerada a natureza física, psicológica, social e espiritual (Apud, Lima; Leotty; Furlanetto, 2020). Diante disso, é imperial conhecer os efeitos de processos interventivos dos quais podem os “paliativistas” lançar mão. Estudos realizados através de revisões sistemáticas e da literatura sugerem os efeitos positivos da terapia assistida por animais (TAA) na promoção e prevenção de saúde (Mandrá; Moretti; Avezum; Kuroishi, 2019; Costa; Monteiro de Paula; Santana; Martins; Resende. 2021). Os principais objetivos da TAA é realizar intervenções terapêuticas nos aspectos: Físico; Cognitivo; Comunicativo e emocional. A literatura vem apontando os possíveis efeitos benéficos em pacientes com câncer e outras condições que se apresentam e podem ter impacto na qualidade de vida das pessoas (Mandrá; Moretti; Avezum; Kuroishi, 2019). É de conhecimento que a relação com os animais tende a melhorar aspectos biopsicossociais e espiritual segundo sugere os estudos de Quintal e Reis-Pina (2021). Tais achados corroboram com a experiência vivida na implantação do projeto.
Considerações finais
A TAA emerge como uma estratégia promissora para mitigar os impactos negativos da hospitalização, fortalecendo os vínculos entre pacientes e as equipes de saúde. Os benefícios observados, que incluem a melhora do humor, a redução da ansiedade e a diminuição da percepção de dor, são corroborados por diversos estudos, destacando a importância de uma abordagem interprofissional no cuidado.
Palavras Chave
Neoplasia; Terapia Assistida por Animais; Cuidados Paliativos
Área
Modalidades de atendimento
Instituições
Universidade do Estado do Pará - Pará - Brasil
Autores
LUCAS DE ALMEIDA FERREIRA, RIVONILDA MACHADO DOS SANTOS DE SANTANA GRAIM, PRISCILLA DO SOCORRO GUIMARÃES LEAL