X Congresso Brasileiro de Cuidados Paliativos

Dados do Trabalho


Título

ACOLHENDO COM AUTONOMIA NA COMUNICAÇAO DE NOTICIAS DIFICEIS: RELATO DE EXPERIENCIA NA ELABORAÇAO DE UM E-BOOK PARADIDATICO

Apresentação do caso

INTRODUÇÃO: A comunicação de notícias difíceis requer o desenvolvimento da habilidade de comunicação empática e eficiente aliada a estratégias inovadoras para contribuir com o desenvolvimento profissional em saúde. Nesse contexto, a elaboração do e-book “Acolhendo com Autonomia: Comunicação de Notícias Difíceis” é uma estratégia educacional que convida o leitor a mergulhar em uma história de revelação de diagnóstico desafiador, seguindo um protocolo de comunicação de más notícias e destacando a importância do tema na formação dos profissionais da saúde. OBJETIVOS: Contribuir para o desenvolvimento da habilidade de comunicar notícias difíceis apresentando um protocolo específico com enredo de narrativa. MÉTODO: O e-book, construído por meio de inteligência natural humana (texto, design e diagramação) e inteligência artificial (imagens geradas pelo Image Creator do Microsoft Edge®) foi dividido em duas partes: uma história fictícia retratando a revelação de um diagnóstico desafiador sobre HIV seguindo um modelo proposto e a apresentação dos passos de um protocolo para comunicar notícias difíceis.

Discussão

O e-book (link para acesso http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/738078) com linguagem narrativa permite ao leitor perceber a aplicação de um protocolo em cenário prático juntamente com a explanação detalhada dos seus passos. A proposta combina teoria e prática por meio de tecnologia digital da informação e comunicação (TDIC) representando um modelo educativo inovador como ferramenta pedagógica facilitadora que perpassa a sala de aula, permitindo uma experiência de maior autonomia e engajamento além da portabilidade inerente aos recursos digitais. Este modelo com base em um protocolo de comunicação de más notícias descrito em literatura, proporciona reflexão e insights sobre experiências vivenciais, aliadas às competências e atitudes do profissional de saúde, além da habilidade de comunicação.

Considerações finais

Este recurso educacional se apresenta como uma ferramenta digital disponível, alinhada ao alcance de conhecimentos, competências e habilidades na comunicação de más notícias conforme requerido na recente atualização das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) da graduação em Medicina no que tange ao Cuidados Paliativos.

Palavras Chave

Comunicação de más notícias; ensino na saúde; TDIC

Área

Outras áreas

Instituições

Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Alagoas - Brasil

Autores

VANNESSA CARVALHO ALMEIDA, MARIA VIVIANE LISBOA DE VASCONCELOS, CELIA MARIA SILVA PEDROSA, ANDREA MARQUES VANDERLEI FREGADOLLI