X Congresso Brasileiro de Cuidados Paliativos

Dados do Trabalho


Título

MANEJO DE DOR TOTAL EM IDOSO INSTITUCIONALIZADO: UMA PERSPECTIVA DA FORMAÇAO MEDICA EM CUIDADOS PALIATIVOS

Apresentação do caso

Trata-se de caso vivenciado no internato de clínica médica em instituição de longa permanência para idosos por um mês. Realizou-se evolução diária de idoso, 74 anos, acompanhado por adenocarcinoma de próstata com lesões osteolíticas em fêmur bilateralmente. Ao diagnóstico, foi submetido a prostatectomia total com cistostomia. Evoluiu com síndromes de imobilidade e fragilidade, sendo institucionalizado por insuficiência familiar e financeira. A principal queixa foi lombalgia intensa de caráter neuropático e de origem metastática. O quadro era refratário a altas doses de opioides, com má resposta terapêutica própria do idoso frágil. Interviu-se otimizando o tratamento multimodal da dor e com conversão de opióides. Ademais, medidas não farmacológicas foram associadas com escuta ativa, espiritualidade, apoio familiar e multidisciplinaridade.

Discussão

Os internos eram diariamente estimulados a propor intervenções com a pergunta “o que mais pode ser feito pelo paciente?”. O caso foi primordial aos discentes no estudo do manejo farmacológico de dor oncológica. Para além disso, o ensino de cuidados paliativos estendeu-se na escuta ativa, compreendendo o conceito de “dor total”, de Cicely Saunders, que enfatizou a abordagem holística do sofrimento, em seus aspectos físicos, psíquicos, espirituais e sociais. Nesse ínterim, atuou-se com a integração entre medicina, fisioterapia, enfermagem, terapia ocupacional e assistência social. Assim, foi expressiva a melhora do estado geral do idoso, com boa resposta medicamentosa e redução de pontuação na Escala de Depressão Geriátrica de Yesavage. Portanto, apresentou-se aos internos o resultado da abordagem integral e da empatia nos cuidados paliativos.

Considerações finais

O presente caso possibilitou o ensino médico no manejo do paciente oncológico, com habilidade na conversão de opióides e na abordagem multiprofissional. Destaca-se neste estudo a importância do instituto de longa permanência que conferiu aos discentes a longitudinalidade do cuidado e a autonomia em intervir em cenário impactado pela escassez de recursos e de rede de apoio familiar.

CASTRO, M. C. F. DE . et al.. Total pain and comfort theory: implications in the care to patients in oncology palliative care. Revista Gaúcha de Enfermagem, v. 42, p. e20200311, 2021. GOMES, A. M. L.; MELO, C. DE F..

DOR TOTAL EM PACIENTES ONCOLÓGICOS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA. Psicologia em Estudo, v. 28, p. e53629, 2023.

Palavras Chave

Educação Médica; Cuidados Paliativos; Dor total

Área

Outras áreas

Instituições

Universidade de Fortaleza - Ceará - Brasil

Autores

GABRIELA OLIVEIRA MUNIZ, THAIS OLIVEIRA SILVA