Dados do Trabalho
Título
COMPETENCIAS DE ESTUDANTES E PROFISSIONAIS DE PSICOLOGIA PARA LIDAR COM A MORTE E O MORRER NO CONTEXTO DE CUIDADOS PALIATIVOS
Introdução
A educação para a morte, conjunto de conhecimentos e habilidades que permitem compreender e agir sobre as opções de cuidados de fim de vida e morte, surge como estratégia para desenvolver a alfabetização dos indivíduos e da sociedade nas circunstâncias que a envolvem (Kovács, 2002). A dificuldade em refletir acerca da morte e o morrer também atravessa a formação dos psicólogos, sob um ponto de vista estritamente técnico, principalmente em contexto de Cuidados Paliativos (CP) onde a morte é iminente.
Objetivo e Método
Analisar como são desenvolvidos os conhecimentos, habilidades e atitudes em estudantes e profissionais de Psicologia em relação à morte e ao processo de morrer diante dos Cuidados Paliativos nos serviços de saúde. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, método de análise de estudos. Para construção da pergunta norteadora desta revisão, utilizou-se a estratégia mnemônica Population, Interest e Context. Com base nessas definições foi estabelecida a seguinte pergunta norteadora: “Como estudantes e profissionais de psicologia paliativistas desenvolvem competências para lidar com a morte e morrer nos serviços de saúde?”. Executada no período de agosto de 2024, nas bases de dados Web Of Science, Pubmed e BVS com os descritores attitude towards death OR education for death AND psychology professionals OR psychology students OR psychology curricula AND Palliative Care. Foram selecionados na busca 12 artigos, e, após leitura, conforme critérios pré-estabelecidos, foram incluídos 7 artigos. Evidenciou-se a escrita na América Latina e Europa, e elaborada entre 2013 e 2023.
Resultados
Após análise do conteúdo, alguns fatores se sobressaíram, como 1) abordagem da morte nos currículos de psicologia: a falta de discussão na formação reflete na falta de efetividade no cuidado com pacientes inseridos em contexto de morte; 2) percepção da morte para profissionais psicólogos: a reflexão da morte do outro sobre a própria enquanto lida em situações envolvendo a morte e o morrer dificulta o psicólogo paliativista; 3) contribuições da educação para a morte na formação acadêmica: o aprendizado de conceitos básicos de CP, manejo da dor e dos sintomas, aspectos psicossociais e espirituais, questões éticas e legais, comunicação e trabalho em equipe são as principais contribuições.
Conclusão/Considerações finais
Por fim, nota-se a importância de mais estudos nesse contexto, visando sensibilizar as universidades acerca da temática na formação acadêmica, tendo em vista suas repercussões tanto profissionais como pessoais.
Referências
KOVÁCS M. J. Educação para a morte: desafio na formação de profissionais de saúde e educação. Tese de Livre Docência – Instituto de Psicologia – Universidade de São Paulo, 2002. LOPES, F. G. et al. Educação para morte: formação em tanatologia para atuação em saúde. Cadernos ESP, Fortaleza, v. 16, n. 1, p. 122–127, 2022.
Palavras Chave
psicologia; Educação para Morte; Cuidados Paliativos
Área
Outras áreas
Autores
NATÁLIA BOTELHO CUNHA, FRANCISCO MIKAEL PAULINO DE OLIVEIRA, MILENA BARBOSA LEITE, ISABEL REGIANE CARDOSO DO NASCIMENTO, ILVANA LIMA VERDE GOMES