Dados do Trabalho
Título
VIVENCIA DE UMA EQUIPE INTERCONSULTORA DE CUIDADOS PALIATIVOS EM UM IMPORTANTE HOSPITAL DA REDE PUBLICA DO CEARA
Introdução
A modalidade de interconsulta em cuidados paliativos (CP) é um modelo de atendimento que permite a uma equipe especializada oferecer suporte a pacientes internados em diversas unidades do hospital, sem a necessidade de transferi-los para uma unidade específica de CP. Esse modelo promove a integração dos CP em várias fases e contextos do tratamento, abordando as necessidades físicas, emocionais, sociais e espirituais dos pacientes e suas famílias.
Objetivo e Método
Trata-se de um relato de experiência que objetiva descrever a vivência de uma equipe de cuidados paliativos na estruturação de um serviço de interconsultas em um hospital secundário em Fortaleza-CE. Um relato de experiência é um estudo que possui o intuito de compartilhar conhecimentos, refletir sobre as estratégias adotadas, os desafios enfrentados e os resultados alcançados.
Resultados
A equipe de CP foi criada em julho de 2023 e atualmente é composta por dois médicos, uma enfermeira, uma assistente social e uma psicóloga de referência, atuando em todo o hospital por meio de interconsultas. A abordagem multiprofissional permite que os profissionais cuidem dos sintomas físicos, psicossociais e espirituais, influenciando positivamente a qualidade de vida dos pacientes e de seus familiares. Os principais desafios encontrados foram: visão estigmatizada que alguns profissionais possuem dos CP, associando-os exclusivamente ao cuidado de pacientes em fase final de vida, dificultando o encaminhamento precoce dos pacientes que poderiam se beneficiar desta abordagem; gestão de recursos humanos e materiais, pois a equipe de CP lida com uma demanda elevada, o que pode restringir o alcance do serviço; comunicação eficaz entre a equipe de CP e as demais equipes, pois este aspecto é crucial para o sucesso da interconsulta, exigindo um fluxo de informações preciso e ágil para garantir que as necessidades dos pacientes sejam atendidas de forma eficiente e que todos estejam alinhados com os objetivos do tratamento.
Conclusão/Considerações finais
A criação de serviços de CP é vital para garantir um cuidado humanizado e centrado no paciente. No entanto, para assegurar a eficácia e sustentabilidade do serviço, é fundamental superar os desafios identificados, promovendo o desenvolvimento de uma cultura institucional que valorize o cuidado integral e humanizado, alinhado aos princípios dos cuidados paliativos.
Referências
ACADEMIA NACIONAL DE CUIDADOS PALIATIVOS. Manual de Cuidados Paliativos. 3. ed. Rio de Janeiro: Atheneu, 2021.
Palavras Chave
Cuidados Paliativos; Abordagem Multidisciplinar da Assistência; Assistência hospitalar
Área
Modalidades de atendimento
Autores
LORENA CAMPOS DE SOUZA, BRUNO LIMAVERDE VILAR LOBO, INGRID BARROS QUEIROZ, ANDREZZA GOMES XAVIER, ALANA ISLA MONTENEGRO FREIRE, GEORGIA GUALBERTO CLEMENTE