X Congresso Brasileiro de Cuidados Paliativos

Dados do Trabalho


Título

ACOLHENDO A ESPIRITUALIDADE DA FAMÍLIA QUE VIVENCIA O CONTEXTO HOSPITALAR DE FIM DE VIDA – UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Introdução

Encontram-se evidências variadas que suportam a inclusão da espiritualidade na prática clínica. Neste sentido, é ideal que novas diretrizes auxiliem a integrar essa abordagem na avaliação e terapêutica. É crucial que essa integração seja centrada na pessoa, sem impor crenças e sempre evocada por ela, cabendo ao profissional o acolhimento espiritual. O acesso a pesquisas de alta qualidade e a capacitação contínua são importantes para superar barreiras e melhorar a integração da espiritualidade nos cuidados (MOSQUEIRO et al. 2023).

Objetivo e Método

Objetivo: relatar a experiência de acolhimento das necessidades espirituais da família que enfrenta o final de vida do ente querido no contexto hospitalar. Método: Este é um relato da experiência vivido pelo projeto de extensão: Agrupamento Multidisciplinar de Acolhimento (AMA), da Universidade Federal da Bahia, Campus Anísio Teixeira em um hospital público de referência no sudoeste da Bahia. As atividades foram realizadas durante o período de 01 ano, 2023-2024 junto a familiares de pessoas em fim de vida através de intervenções baseadas na solicitação de cada familiar.

Resultados

O acolhimento das necessidades espirituais de cada se deu a partir da avaliação e identificação do que era significativo para cada um, espiritualmente. Neste direcionamento foram planejadas e implementadas atividades de escuta e diálogo sobre o sentido e a esperança presentes na experiência de fim de vida, oração, meditação, visita musical com voz e violão, visitas de líderes religiosos, entre outras atividades. Reitera-se que foi respeitada a escolha religiosa de cada pessoa assistida e que as ações sempre iam ao encontro das solicitações de forma individualizada. Observou-se um impacto positivo na experiência das famílias enlutadas, particularmente através da permissão e aceitação de práticas espirituais, que, seguramente, contribuíram para suavizar o seu sofrimento.

Conclusão/Considerações finais

A experiência demonstrou que o acolhimento da espiritualidade pode enriquecer o processo de cuidado, promovendo um ambiente mais tranquilo, bem-estar emocional e um melhor suporte social favoráveis à promoção de esperança e resiliência.

Referências

Mosqueiro BP, Costa MA, Caribé AC, et al. Brazilian Psychiatric Association guidelines on the integration of spirituality into mental health clinical practice: Part 1. Spiritual history and differential diagnosis. Braz J Psychiatry. 2023;45(6):506-517. doi:10.47626/1516-4446-2023-3056

Palavras Chave

Espiritualidade; Família; empatia

Área

Outras áreas

Instituições

IMS/CAT/UFBA - Bahia - Brasil

Autores

ANA ESTHER SOARES SILVA SOUSA, REBECA BRITO BITTENCOURT, CIND VITÓRIA SANTOS ARAÚJO, ALINE OLIVEIRA ROCHA, CHRISNE SANTANA BIONDO, EMANUELLE CAIRES DIAS ARAÚJO NUNES