X Congresso Brasileiro de Cuidados Paliativos

Dados do Trabalho


Título

A BIBLIOTERAPIA COMO ESTRATÉGIA DE ENFRENTAMENTO DO ACOMPANHANTE FAMILIAR NA HOSPITALIZAÇÃO POR CUIDADOS PALIATIVOS

Introdução

A hospitalização de um ente querido, especialmente em cuidados paliativos, representa uma fase crítica que afeta não só o paciente, mas também os familiares que, frequentemente, assumem o papel de cuidadores informais. Este contexto é marcado por sobrecarga, solidão, preocupação e medo, que podem somatizar em adoecimento físico e emocional, comprometendo a qualidade de vida do cuidador familiar A integração da biblioterapia reconhece a importância da dimensão psicossocial e espiritual, agindo como uma ferramenta terapêutica valiosa (Silva e Fernandes, 2023).

Objetivo e Método

Objetivo: compreender a experiência dos familiares que utilizam a leitura como suporte durante o acompanhamento de pacientes hospitalizados em cuidados paliativos. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo e exploratório de abordagem qualitativa realizado em um hospital do sudoeste da Bahia. Os participantes foram 08 familiares de pacientes em cuidados paliativos, incluídos segundo o critério de utilizar a leitura durante o acompanhamento do ente querido. A coleta de dados, em andamento, está sendo realizada por meio de entrevistas semiestruturadas, submetidas à análise de conteúdo de Minayo.

Resultados

Todas as participantes foram mulheres, em sua maioria, no papel de filhas ou mães do hospitalizado. Os resultados mostraram que a leitura desempenha um papel significativo no enfrentamento do familiar acompanhante. Ela foi referida como passatempo, distração, fonte de conhecimento, mas, especialmente como fonte de resiliência. A maior parte das literaturas referidas foram sobre fé e espiritualidade, ou aquelas com histórias similares ao contexto/doença com a qual estão lidando. O conforto e a força foram atribuídos por todas as leitoras, mostrando que a leitura proporciona redução do estresse e da ansiedade, refrigério e uma melhor conexão emocional com o enfermo, favoráveis a um melhor comportamento de apoio e união.

Conclusão/Considerações finais

Os benefícios são expressivos e contribuem no cultivo de espiritualidade, da ancoragem de sentido e da resiliência do acompanhante neste exaustivo contexto. Assim sugere-se a oferta/disponibilização de livros ou bibliotecas hospitalares e a disseminação desta evidência entre profissionais de saúde da área que podem contribuir melhor com a assistência à família imersa no contexto hospitalar de cuidados paliativos.

Referências

Silva VB, Fernandes JSG. Biblioterapia no Brasil: Revisão integrativa de literatura de 2019 a 2021. Revista ACB, 2023. 28(4): 1-19.

Palavras Chave

Biblioterapia; Cuidados Paliativos; Família

Área

Outras áreas

Instituições

IMS/CAT/UFBA - Bahia - Brasil

Autores

VALÉRIA FERNANDES COELHO BISPO, IVANA OLIVEIRA FERNANDES, ANA ESTHER SOARES SILVA SOUSA, EMANUELLE CAIRES DIAS ARAÚJO NUNES, JULIANA XAVIER PINHEIRO DA CUNHA, CHRISNE SANTANA BIONDO