Dados do Trabalho
Título
PSICODELICOS COMO TERAPIA ADJUVANTE EM CUIDADOS PALIATIVOS: UMA REVISAO DE EVIDENCIAS RECENTES
Introdução
Psicodélicos, ou alucinógenos, são compostos psicoativos que alteram o sistema neurossensorial, proporcionando experiências psicoespirituais. Há indícios de que essas substâncias possam aliviar o sofrimento emocional de pacientes em cuidados paliativos, especialmente em casos de desconexão e luto. Contudo, é essencial aprofundar a investigação para garantir seu uso seguro e eficaz em uma população tão singular.
Objetivo e Método
OBJETIVOS: Indicar os benefícios terapêuticos no campo emocional e identificar os riscos associados ao uso de psicodélicos em pacientes em cuidados paliativos.
MÉTODOS: Esta revisão integrativa utilizou a base PubMed – MEDLINE (Medical Literature Analysis and Retrieval System Online) para a coleta de dados. Foram empregados termos de pesquisa específicos combinados com os operadores booleanos "AND" e “OR”: (Psychedelics OR Hallucinogens) AND ("Palliative Care" OR "Hospice Care" OR "End of Life Care"), com um filtro para publicações entre 2019-2024. Foram incluídos artigos que abordassem o tema proposto e fossem do tipo revisão, meta-análise ou estudos observacionais, com acesso ao texto completo. Após a aplicação dos critérios, foram selecionados 8 estudos para compor a análise final.
Resultados
Dos 8 estudos analisados, a maioria revelou que a psilocibina e outros psicodélicos podem oferecer benefícios terapêuticos significativos para pacientes em cuidados paliativos, como a redução da ansiedade e depressão, com alívio potencialmente duradouro desses sintomas. Um estudo destacou que, com uso controlado e acompanhamento profissional, esses compostos são geralmente seguros, embora experiências de náuseas e vômitos possam ocorrer. Além disso, os benefícios terapêuticos podem ser alcançados com apenas uma ou poucas sessões. No entanto, um dos artigos analisados apontou que psicodélicos podem exacerbar sintomas de condições psiquiátricas preexistentes, como esquizofrenia ou transtorno bipolar. Enquanto outro trabalho indicou que há evidências limitadas sobre a eficácia da terapia assistida por psicodélicos em ambientes de terapia de grupo para pacientes com doenças graves.
Conclusão/Considerações finais
Os psicodélicos apresentam bom potencial para aliviar o sofrimento emocional em cuidados paliativos, mas demandam mais pesquisas para garantir segurança e eficácia, especialmente em pacientes com comorbidades psiquiátricas.
Referências
WHINKIN, Emily et al. Psilocybin in palliative care: An update. Current Geriatrics Reports, v. 12, n. 2, p. 50-59, 2023
Palavras Chave
ALUCINÓGENOS; PSILOCIBINA; EFICÁCIA
Área
Controle de sintomas e qualidade de vida
Autores
ANA CATARINA FALCÃO DE LIMA FERREIRA, LUCAS DE CARVALHO CAPOBIANGO, LUIGGI SCHRAMM TRIGUEIRO, VANESSA FERNANDA FERNANDES RODRIGUES, MAYARA GARCIA FEIJÓ, PATRÍCIA BARBOSA LIMA