Dados do Trabalho
Título
SUPORTE DE ENFERMAGEM VIA MENSAGENS TELEFONICAS A FAMILIARES CUIDADORES DE PACIENTES ONCOLOGICOS EM CUIDADOS PALIATIVOS (CP) – RELATO DE EXPERIENCIA.
Introdução
Com o avanço da tecnologia a avaliação de enfermagem permite o monitoramento de sintomas à distância, facilitando os cuidados independentemente da localização geográfica. Paciente e familiares em Cuidados Paliativos devem receber uma abordagem holística dos aspectos físicos, emocionais, sociais e espirituais, proporcionando suporte, conforto e dignidade respeitando às suas escolhas. As orientações são direcionadas ao alívio de sintomas, qualidade de vida, sensação de segurança, continuidade da assistência fortalecendo o vínculo paciente, equipe e familiares, facilitando a comunicação entre os mesmos para uma coordenação eficiente do tratamento.
Objetivo e Método
O objetivo deste estudo foi analisar a efetividade da continuidade dos cuidados de enfermagem via aplicativo
Whatsapp na assistência domiciliar aos pacientes do Serviço de Terapia da Dor e Cuidados Paliativos (STDCP).
O método consistiu em fornecer o número de um aparelho celular do STDCP, o qual ficava com o enfermeiro para que o familiar/cuidador mantivesse comunicação através do aplicativo Whatsapp durante o dia. Caso necessário o familiar/cuidador através mensagens, fotos, vídeos e/ou chamadas de voz, comunicava-se com o enfermeiro. Eles recebiam orientação do enfermeiro para a execução dos cuidados naquele momento.
Resultados
No período de março/2023 à março/2024, o serviço contava com 70 pacientes, sendo registadas 949 mensagens enviadas por cuidadores de 36 pacientes (18 masculino e 18 feminino), com diagnóstico primário de Câncer de próstata (7), seguido de mama (6), Cerebral (3) e orofaringe (3). O motivo dos contatos deveu-se aos sintomas descontrolados, tais como: Gastrointestinais (22,86%), Dispneia (20%), Broncorreia (18,58%) e Delirium (14,29%). Foram recomendados cuidados para alívio dos sintomas, onde 100% das ocorrências foram resolvidas seguindo as orientações via WhatsApp sem necessidades de deslocamentos para intervenção presencial.
Conclusão/Considerações finais
Em Cuidados Paliativos o uso do Whatsap aplicado na continuidade da assistência em domicilio proporcionou uma comunicação rápida, possibilitando orientações eficientes e direcionados acerca das demandas existentes, facilitando as interações entre cuidadores e o enfermeiro, pois teve capacidade de obter retorno em tempo real, enquanto ferramentas como e-mails ou ligações telefônicas não os permitem, necessitou apenas de um aparelho celular com o aplicativo instalado, sendo de baixo custo e fácil acesso a todos os envolvidos.
Referências
CARVALHO, R. T.; PARSONS, H. A. (Org.) Manual de Cuidados Paliativos ANCP. 2.ed. São Paulo: s. n., 2012.
Couto, A. O; Couto, C.; Ponte, D. Revista Oficial da Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos N01,V 06, pg 58-59, Novembro 2019.
Apoio Telefônico de Enfermagem Contínuo ao Doente e Família numa Unidade de Cuidados Paliativos. Hospital do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada, EPER.
Prado, CS; Tenório, JM; Ruiz, EES; Ortolani, CLF; Pisas, IT. Impacto da utilização de mensagens do tipo SMS - Short Message Service como lembrete na adesão ao tratamento de saúde – revisão sistemática da literatura. J. Health Inform. 2012. Outubro-Dezembro; 4(4):159-64.
Palavras Chave
SUPORTE DE ENFERAGEM; FAMILIARES CUIDADORES; Cuidados Paliativos
Área
Modalidades de atendimento
Instituições
FUNDAÇÃO CECON - Amazonas - Brasil
Autores
IVANETE ANDRADE DE SOUZA SILVA, JOICILENE OLIVEIRA DA SILVA, VANIA MARIA CAVALCANTE DE ARAÚJO, MIRLANE GUIMARAES DE MELO CARDOSO