X Congresso Brasileiro de Cuidados Paliativos

Dados do Trabalho


Título

Treinamento sobre hipodermóclise como estratégia de qualificação da equipe assistencial em cuidados paliativos pediátricos: relato de experiência de uma equipe multiprofissional.

Apresentação do caso

Apresentação do caso: O presente relato de experiência retrata o treinamento sobre hipodermóclise como estratégia de qualificação da equipe assistencial em cuidados paliativos pediátricos realizado em um Hospital Universitário, desenvolvido com 100 profissionais de saúde das seguintes categorias: enfermeiros, técnicos de enfermagem, médicos e farmacêuticos, entre os meses de março e julho de 2024. O projeto foi realizado mediante a anuência da direção do hospital e divulgado através das mídias institucionais. O curso foi estruturado em uma aula expositiva sobre a temática, seguida da prática assistida, onde os alunos recebiam um kit com os materiais necessários para a punção e foram agrupados em duplas para realizarem a prática sob supervisão de profissional habilitado em laboratório habilidades práticas.

Discussão

Discussão: A hipodermóclise é definida como a infusão lenta, de forma intermitente ou contínua de fármacos e soluções no tecido subcutâneo, sendo absorvidos por meio de difusão e perfusão tecidual (1). Apesar de ser uma técnica de fácil execução e manutenção, com indicações bem estabelecidas e ideal para crianças com rede venosa prejudicada e fragilizada, ainda é incipiente nos cuidados paliativos pediátricos e muitos profissionais de saúde ainda não conhecem essa técnica (2). Portanto, se fez necessário a qualificação desses profissionais para o atendimento ao público pediátrico, a fim de agregar valores de melhoria aos processos assistenciais dentro da instituição.

Considerações finais

Considerações finais: Essa experiência possibilitou a instrumentalização da equipe de saúde para o cuidado seguro em cuidados paliativos, sumarizando, direcionando e padronizando os conhecimentos adquiridos contribuindo para a melhoria da qualidade do serviço ofertado. Foi relatado a importância de realizar a técnica correta, evitando eventos adversos e desmitificando valores que antes acreditávamos ser limitantes, como por exemplo o volume a ser infundido e o profissional que poderia realizar o procedimento. Hoje em nosso serviço, conseguimos indicar e aplicar a hipodermóclise como uma possibilidade terapêutica na nossa enfermaria de pediatria. Referências:1.Azevedo DL. O uso da via subcutânea em geriatria e cuidados paliativos. Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia. Rio de Janeiro; 2016. 56 p.
2. Ferreira EAL, Ramos FT, Polastrini RTV. O uso da via subcutânea em pediatria. Associação Nacional de cuidados paliativos. São Paulo; 2019. 32 p.

Palavras Chave

hipodermoclise; Cuidados Paliativos; Pediatria

Área

Controle de sintomas e qualidade de vida

Instituições

Hospital Universitário Onofre Lopes - Rio Grande do Norte - Brasil

Autores

ROSANGELA FARIAS DE LIMA, ANA LEONOR ARIBALDO DE MEDEIROS, FERNANDA MARIA WANDERLEY CAVALCANTI FREIRE, LILIANNE LINHARES PINTO, GABRIELA BEZERRA TEIXEIRA MARTINS, JULLYANA DAVANYELLE OLIVEIRA TRINDADE