X Congresso Brasileiro de Cuidados Paliativos

Dados do Trabalho


Título

CUIDADOS PALIATIVOS NAS ESCOLAS MEDICAS BRASILEIRAS DE REFERENCIA EM ENSINO

Introdução

Os Cuidados Paliativos tem emergido como componente essencial à formação médica nos últimos anos. Contudo, a adaptação das escolas médicas a essa realidade ainda é pouco expressiva. Desse modo, este estudo buscou entender o atual panorama de inclusão dos cuidados paliativos no currículo médico.

Objetivo e Método

Objetivou-se analisar a inclusão dos cuidados paliativos no currículo de escolas médicas de referência no país. Foi realizado um estudo transversal e descritivo, visando examinar os projetos políticos pedagógicos dos cursos de medicina das 10 melhores universidades do país, de acordo com o ranking Folha (RUF) 2023. As propostas analisadas foram buscadas nos sítios eletrônicos das próprias universidades, excluindo-se do estudo aquelas que não disponibilizaram suas propostas atuais na íntegra. Foram buscados os termos “cuidados paliativos”, “tratamento paliativo”, ”apoio ao luto”, “cuidados a doentes terminais” e “programa de cuidados intermitentes” em conformidade com os descritores em ciências da saúde (DeCS/MeSH). A escolha da amostra se deu por serem faculdades de referência em educação médica, tendo em vista suas posições de destaque no cenário acadêmico nacional. A coleta de dados estruturou-se em duas etapas, sendo a primeira o levantamento e reunião dos projetos pedagógicos atualmente vigentes das faculdades e, a segunda, uma busca sistemática dos descritores mencionados acima nos documentos que estavam disponíveis.

Resultados

Dentre as 10 instituições, apenas 9 disponibilizaram, no momento dessa pesquisa, os projetos pedagógicos vigentes; Dentre os projetos avaliados, 6 não apresentaram menção a nenhum dos termos pré-definidos, enquanto apenas 3 faziam referência a temática de cuidados paliativos nos seus projetos de ensino-aprendizagem ao realizar a busca pelas palavras-chave. Em uma leitura mais detalhada dos planos pedagógicos em que não foram encontradas menções, constatou-se em um dos documentos o tópico “a morte e o morrer” compondo a disciplina de psicologia médica. Observou-se, no geral, que a temática é abordada por meio de tópicos dentro de outras disciplinas, ou ofertada como disciplina eletiva para os estudantes. Ademais, notou-se que em algumas faculdades a inclusão do tema foi feita em revisões mais recentes dos projetos em curso.

Conclusão/Considerações finais

Portanto, apesar da relevância dos Cuidados Paliativos em diversos aspectos da prática médica, não foram encontradas disciplinas ou projetos de extensão voltados exclusivamente a essa área nos projetos analisados.

Referências

Bueno do Prado Guirro, Úrsula, et al. “Twelve Tips for Integrating Bioethics and Palliative Care in Medical Education.” Latin American Journal of Palliative Care, vol. 2, 29 June 2023, https://doi.org/10.59679/lapc20220026. Acessado 1 Set. 2024.

“Ranking de Universidades - RUF 2023 | Folha.” RUF: Ranking Universitário Folha, ruf.folha.uol.com.br/2023/ranking-de-universidades/principal/.

BRASIL, Ministério da Educação. "DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA" disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/Med.pdf. Acessado 1 Set. 2024.


Palavras Chave

Projeto Pedagógico; Educação Médica; Cuidados Paliativos;

Área

Outras áreas

Instituições

Universidade Federal do Ceará - UFC - Ceará - Brasil

Autores

ADRISSIA JEOVANA ALMEIDA PEREIRA DOS SANTOS, ARIDÊNIO DAYVID DA SILVA, JOÃO GABRIEL MARQUES BRAYNER