Dados do Trabalho
Título
IMPACTO NA SAUDE MENTAL DE UMA EQUIPE MULTIPROFISSIONAL NO TRABALHO COM CUIDADOS PALIATIVOS.
Introdução
Profissionais que trabalham com cuidados paliativos sofrem intenso desgaste emocional por estarem em contato direto com pacientes e acompanhantes em estado de sofrimento e angústia, mediante dores físicas, ausência de perspectiva de cura e a iminência da morte.
Objetivo e Método
Este trabalho busca compreender o impacto na saúde mental dos profissionais em decorrência das demandas da atuação com cuidados paliativos.
A metodologia trata-se de uma revisão integrativa, composta por 7 estudos selecionados no banco de dados SciELO, BVS e PePSIC entre os anos de 2013 a 2024, em português, obtidos pelos descritores “saúde mental”, “cuidados paliativos” e “equipe multiprofissional”.
Resultados
Percebeu-se que o contato com a terminalidade da vida, além de propiciar o luto, também acarreta sensações, em sua maioria, desconfortáveis aos profissionais, como o sentimento de frustração, fracasso e impotência. Ademais, ao decorrer da análise, foi encontrado um percentual de 51,6% dos profissionais com estresse, sendo esses 65% assistentes sociais, 50% enfermeiros e 40% psicólogos. Apresenta-se, nos artigos propostos, um elevado índice de desgaste físico e emocional por parte da equipe em razão das demandas trazidas pelos pacientes e seus familiares, sendo as licenças psiquiátricas por estresse e síndrome de burnout as mais presentes, além do sentimento de despreparo para lidar com os pacientes de CP (cuidados paliativos) desde a graduação.
Conclusão/Considerações finais
Pode-se considerar que as graduações da área de saúde não são eficientes em abordar os cuidados paliativos e a morte como algo natural do ciclo biológico humano, uma vez que os profissionais ainda compreendem o falecimento enquanto um fracasso laboral. Além disso, nota-se uma escassez de estudos sobre o tema da saúde mental de uma equipe paliativista, mesmo que a atuação profissional seja uma fonte de sofrimento constante, situação que evidencia o desamparo na área.
Referências
KAPPAUN, N. R. C.; GOMEZ, C. M.. O trabalho de cuidar de pacientes terminais com câncer. Ciência & Saúde Coletiva, v. 18, n. 9, p. 2549–2557, set. 2013.
MATURANA, Ana Paula Pacheco Moraes; VALLE, Tânia Gracy Martins do. Estratégias de enfrentamento e situações estressoras de profissionais no ambiente hospitalar. Psicologia Hospitalar, v. 12. São Paulo. dez. 2014.
Palavras Chave
Saúde mental; Cuidados Paliativos; Equipe Multiprofissional
Área
Outras áreas
Instituições
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - Ceará - Brasil
Autores
MARIA CECÍLIA LIMA CHRISÓSTOMO, RICELLE PEREIRA NUNES, FRANCISCO DAVI SILVA DE FRANÇA, MARIA CLARA DE FREITAS LIMA , KAMILLE DE ABREU RODRIGUES, SAMUEL LIMA DE SOUSA