Dados do Trabalho
Título
IMPACTO DA IMPLANTAÇAO DE UMA EQUIPE DE CUIDADOS PALIATIVOS EM HOSPITAL DE REFERENCIA CARDIOLOGICA NA AMAZONIA BRASILEIRA
Introdução
A demanda por cuidados paliativos (CP) para pessoas com doenças graves continua crescendo à medida que a população envelhece e a carga de doenças crônicas aumenta, estima-se que somente 1 a cada 10 pacientes tem acesso a esse cuidado, evidenciando um cenário preocupante.
Objetivo e Método
Identificar os impactos da implantação de equipe multidisciplinar de CP no modelo interconsulta em hospital público referência em cardiologia na Amazonia brasileira.
Foi realizado estudo quantitativo, descritivo-exploratório e transversal, referente aos dados de pacientes atendidos pela equipe entre dezembro 2023-junho 2024, que foram coletados e tabulados utilizando o programa Microsoft Office Excel® para o tratamento estatístico e apresentação na forma de frequência. A comissão de CP é formada por 3 médicas, 1 enfermeira, 1 assistente social, 1 psicóloga, 1 fisioterapeuta e 1 terapeuta ocupacional cuja atuação ocorre mediante interconsulta após acionamento de médico plantonista ou assistente.
Resultados
Foram elegíveis 125 pacientes, o tempo médio para primeira avaliação foi 48h, 4 pacientes não foram avaliados devido negativa do médico assistente (1/4) e chamado tardio com óbito 6h após acionamento (3/4), dos quais 75% já apresentavam critérios de terminalidade. Daqueles em seguimento, 28% foram desospitalizados, 27% foram reinternados em 30 dias para controle de sintomas (90%) ou progressão de doença (7%) ou intercorrência infecciosa (3%). Nas últimas 72h de vida, observou-se uso de antibiótico (68%), realização de procedimentos invasivos (24%) e acesso das famílias aos pacientes beira-leito (100%). Foi realizado plano avançado de cuidados para 24%, houve 24% de aumento no consumo de opioides para controle sintomático em relação ao consumo prévio, porém somente em 39% das evoluções havia indicação de seu uso conforme escala de dor.
Conclusão/Considerações finais
A formação da comissão de CP não só propiciou qualidade de vida e bem-estar aos pacientes e familiares, mas também otimizou recursos, identificou necessidades e promoveu modificações no cenário da prática com a criação de protocolos institucionais (protocolo de dor), possibilitou uso racional de leitos de UTI, reduziu distanásia e, consequentemente, ofertou cuidado centrado no paciente e suas famílias.
Referências
PilonJ. K., LimaI. F. da S., GonzagaJ. L., AlbuquerqueT. C. P. de, CamposE. O., SantosR. A. R. dos, & FelícioI. da S. (2022). Impactos da implementação dos cuidados paliativos em um hospital público da Bahia. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 15(12), e11349. https://doi.org/10.25248/reas.e11349.2022.
Schafer F. A importância da implantação dos cuidados paliativos no sistema único de saúde. R. Dir. sanit., São Paulo v.20 n.3, p. 26-50, nov. 2019/fev. 2020.
Palavras Chave
Cuidados Paliativos; Qualidade da assistência à saúde; Equipe Multiprofissional
Área
Outras áreas
Instituições
Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna - Pará - Brasil
Autores
SIMONE DOS SANTOS ABRAAOS PAMPOLHA, PATRÍCIA BARBOSA DE CARVALHO, CARLA HELENA XAVIER WANDERLEY ROCHA, MARIA PINHEIRO DA COSTA, LUANA DA SILVA FREITAS, ELENILDE MATOS DIAS CARMO